×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

  • Mário Martins (MarioTH)
  • Avatar de Mário Martins (MarioTH) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Iniciante
  • Iniciante
Mais
23 Jul 2017 18:40 #36589 por Mário Martins (MarioTH)
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM foi criado por Mário Martins (MarioTH)


Preparemos os nossos corações para bem celebrar e ouvir a Palavra de Deus!




XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor litúrgica: Verde






RITOS INICIAIS



PROCISSÃO DE ENTRADA






SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Bpo.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Bpo.: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
As.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL
Bpo.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.


Bpo.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

GLÓRIA




ORAÇÃO
Bpo.: OREMOS: Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA



I LEITURA (Sab 12,13.16-19)

Leitura do Livro da Sabedoria
Não há Deus, além de Vós,
que tenha cuidado de todas as coisas;
a ninguém tendes de mostrar que não julgais injustamente.
O vosso poder é o princípio da justiça
e o vosso domínio soberano
torna-Vos indulgente para com todos.
Mostrais a vossa força
aos que não acreditam na vossa omnipotência
e confundis a audácia daqueles que a conhecem.
Mas Vós, o Senhor da força, julgais com bondade
e governais-nos com muita indulgência,
porque sempre podeis usar da força quando quiserdes.
Agindo deste modo, ensinastes ao vosso povo
que o justo deve ser humano
e aos vossos filhos destes a esperança feliz
de que, após o pecado, dais lugar ao arrependimento.
– Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (85)



II LEITURA (Rom 8, 26-27)
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos.
- Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.



ACLAMAÇÃO




EVANGELHO (Mt 13, 24-30)
Diac.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diac.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Diac.:Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’. Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’. ‘Não! ­­– disse ele – não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’».
- Palavra da salvação.

As.: Glória a Vós, Senhor.




HOMILIA

Amados irmãos em Cristo,

A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens.

A primeira leitura fala-nos de um Deus que, apesar da sua força e omnipotência, é indulgente e misericordioso para com os homens – mesmo quando eles praticam o mal. Agindo dessa forma, Deus convida os seus filhos a serem “humanos”, isto é, a terem um coração tão misericordioso e tão indulgente como o coração de Deus.

A segunda leitura sublinha, doutra forma, a bondade e a misericórdia de Deus. Afirma que o Espírito Santo – dom de Deus – vem em auxílio da nossa fragilidade, guiando-nos no caminho para a vida plena.

O Evangelho garante a presença irreversível no mundo do “Reino de Deus”. Esse “Reino” não é um clube exclusivo de “bons” e de “santos”: nele todos os homens – bons e maus – encontram a possibilidade de crescer, de amadurecer as suas escolhas, de serem tocados pela graça, até ao momento final da opção definitiva.

Logo, podemos parar para pensar em algumas questões. Interiorizar esta “fotografia” de Deus significa “empapar-nos” da lógica do amor e da misericórdia e deixar que ela transpareça em gestos para com os nossos irmãos. Isso acontece realmente? Qual a nossa atitude para com aqueles que nos fizeram mal, ou cujos comportamentos nos desafiam e incomodam? Faz sentido catalogar os homens em bons e maus e defendermos uma justiça implacável para com aqueles que praticam acções erradas? Será que me esforço por encontrar espaço para o diálogo com Deus e para fortalecer a minha intimidade com Ele?

Ao longo dos dias da semana, procuraremos meditar sobre a Palavra de Deus. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em casa, por forma a conhecermos mais a lógica de Deus e, assim, sermos mais dignos do Seu amor, imitando-O. E ao conhece-Lo melhor, possamos crescer, amadurecer, por forma a sermos mais dignos das Suas promessas…



CREDO




RITOS FINAIS
[/size][/b]



PAI NOSSO
Bpo.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO
Bpo.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diac.: Impulsionados pelo Espírito Santo, levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado, que alivia nossos fardos e nos conduz pelos caminhos do amor; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)