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XXVIII DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO (ANNO A)

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
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15 Out 2017 23:20 #37329 por nei.bionaz (nei.bionaz)
XXVIII DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO (ANNO A) foi criado por nei.bionaz (nei.bionaz)




Preparemos nosso coração para bem celebrar e ouvir a Palavra de Deus, neste Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum. Rezemos pela paz no micromundo, rezemos pelos missionários, por aqueles que confiando no amor e na salvação que vem de Deus, anunciam sem medo o Evangelho.






XXVIII DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO (ANNO A)
Colore liturgico: verde






RITO INICIALE



CANTO D'INGRESSO



SAUDAZIONE DEL PRESIDENTE DELLA CELEBRAZIONE
Arc.: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
As.: Amen.
Arc.: La pace sia con voi.
As.: E con il tuo spirito.

ATO PENITENZIALE
Arc.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.



Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

GLORIA



ORAZIONE
Arc.: OREMOS: Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.



LITURGIA DELLA PAROLA




PRIMA LETTURA (Is 25, 6-10a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
O Senhor dos exércitos dará
neste monte, para todos os povos,
um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro,
servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
Ele removerá, neste monte,
a ponta da cadeia que ligava todos os povos,
a teia em que tinha envolvido todas as nações.
O Senhor Deus eliminará para sempre a morte
e enxugará as lágrimas de todas as faces
e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra,
o Senhor o disse.
Naquele dia, se dirá: 'Este é o nosso Deus,
esperamos nele, até que nos salvou;
este é o Senhor, nele temos confiado:
vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo'.
E a mão do Senhor repousará sobre este monte.
– Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE Sl 22(23)
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
O Senhor é o pastor que me conduz;*
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes*
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,*
e restaura as minhas forças.
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
Ele me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastóo e com cajado;*
eles me dão a segurança!
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça;*
o meu cálice transborda.
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me*
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor, habitarei*
pelos tempos infinitos.
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

SECONDA LETTURA (Fl 4,12-14.19-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses
Irmãos: - Sei viver na miséria e sei viver na abundância.
Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer
situação, estando farto ou passando fome,
tendo de sobra ou sofrendo necessidade.
Tudo posso naquele que me dá força.
No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas
dificuldades.
O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza
a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus.
Ao nosso Deus e Pai,
a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
– Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

CANTO AL VANGELO



Que o Pai do Senhor Jesus Cristo
nos dê do saber o espírito;
conheçamos, assim, a esperança
à qual nos chamou, como herança!


VANGELO (Mt 22,1-14)
Diac.: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo Spirito.
Diac.: Dal Vangelo secondo + Matteo.
As. Gloria a te, o Signore.
Diac.:Naquele tempo:
Jesus voltou a falar em parábolas
aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo:
'O Reino dos Céus é como a história do rei
que preparou a festa de casamento do seu filho.
E mandou os seus empregados
para chamar os convidados para a festa,
mas estes não quiseram vir.
O rei mandou outros empregados, dizendo:
`Dizei aos convidados: já preparei o banquete,
os bois e os animais cevados já foram abatidos
e tudo está pronto. Vinde para a festa!'
Mas os convidados não deram a menor atenção:
um foi para o seu campo, outro para os seus negócios,
outros agarraram os empregados,
bateram neles e os mataram.
O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar
aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
Em seguida, o rei disse aos empregados:
`A festa de casamento está pronta,
mas os convidados não foram dignos dela.
Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos
e convidai para a festa todos os que encontrardes.'
Então os empregados saíram pelos caminhos
e reuniram todos os que encontraram, maus e bons.
E a sala da festa ficou cheia de convidados.
Quando o rei entrou para ver os convidados, observou
ali um homem que não estava usando traje de festa
e perguntou-lhe: `Amigo,
como entraste aqui sem o traje de festa?'
Mas o homem nada respondeu.
Então o rei disse aos que serviam:
`Amarrai os pés e as mãos desse homem
e jogai-o fora, na escuridão!
Ali haverá choro e ranger de dentes'.
Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos.'
– Parola del Signore.
As. Lode a te, o Cristo..

OMELIA
Cari fratelli i sorelli, mais uma vez nos reunimos em comunidade para celebrarmos nossa fé, celebramos as núpcias do Cordeiro. O Senhor nos convida ao banquete da vida e do amor.

As leituras desta liturgia dominical nos inquietam, nos questionam: Se Deus nos chama, nos convida para seu banquete nupcial, qual nossa resposta? Sim, o Rei nos chama, nos chama ao amor. Mas não apenas dizer que o amamos, mas sim praticarmos esse amor através de nossas obras, de nossa solidariedade para com os irmãos nossos que mais sofrem.

A liturgia de hoje apresenta a salvação sob a metáfora de um banquete preparado por Deus para todos os povos. No idioma em que o texto foi escrito, há certa dificuldade para falar sobre os sentimentos, sobre o humor ou sobre os estados de espírito. Por isso se tomam emprestadas da linguagem cotidiana as metáforas que servem para expressá-los. A dor é representada pelo fogo (ou pelo gelo) que queima, pelas lágrimas ou pelo ranger de dentes. A alegria é simbolizada pelo banquete. Quando a Bíblia fala sobre o fogo eterno ou o banquete eterno, está apenas simbolizando os sentimentos de tristeza ou alegria infinita.

A refeição era o maior gesto de comunhão, e a liturgia judaica sempre usa o comer e o beber para falar do encontro de irmãos entre si e com Deus. Estar à mesa com alguém é fazer aliança com ele. Nos textos da liturgia de hoje, o banquete de Deus é para todas as pessoas, não apenas para Israel. Somos convocados para o banquete de Deus e somos enviados por ele para convidar todos para a mesa da nova aliança.

O evangelho acrescenta um aspecto novo ao texto de Isaías: trata-se de um banquete nupcial. “Núpcias” ou “casamento”, no idioma de Jesus, significam o mesmo que “aliança”. Assim, o texto quer dizer que todos são chamados a ingressar na nova aliança realizada em Jesus. Mas a resposta a esse convite nem sempre é positiva ou adequada, como se percebe nas atitudes dos candidatos.

Há quem recuse o convite apesar de nada ter-lhe sido exigido, mas, ao contrário, tudo ter-lhe sido oferecido. Essa atitude significa a rejeição ao amor e à gratuidade de Deus, muito comum na sociedade atual. Muitas pessoas não querem nem ouvir falar de Deus. Acham que tudo o que possuem é fruto do esforço pessoal. Deus nada tem a ver com isso. São incapazes de perceber o amor de Deus presente nelas mesmas e naquilo que as rodeia.

Há quem aceita, mas não usa a veste adequada, ou seja, não tem disposição interna para o seguimento de Cristo. Sua fé é desvinculada da práxis. Muitos cristãos querem viver a fé superficialmente, buscando apenas usufruir do que a religião pode lhes oferecer naquele momento. Uma vez satisfeita sua “necessidade”, esquecem-se de Deus. São pessoas que não têm vínculo real com a fé e suas exigências.

O convite a participar do banquete da nova aliança é feito a todos, sem distinções. Mas a adesão a Cristo requer uma resposta radical, que envolva a totalidade da vida. E nem todos estão dispostos a mudar sua “veste”. É por isso que “muitos são chamados, e poucos são escolhidos”: isso significa que o número dos que entraram na aliança é inferior ao dos chamados, por causa da superficialidade da resposta ao convite de Deus.

Estamos no terceiro domingo do mês de outubro, mês dedicado às missões. O ano litúrgico corre para o seu final. As leituras estão exigindo cada vez mais o compromisso dos cristãos. Eis que o Rei (Cristo) se aproxima. É necessário convidar todos para o banquete, é preciso que cada um verifique se está com a veste adequada. É bom incentivar a assembleia para um compromisso maior. Todos somos convidados para o banquete, mas também somos enviados a convidar. Nossa práxis cotidiana, fruto de verdadeiro compromisso com Deus, é nossa melhor forma de evangelizar, mas não a única; é necessário ir “às encruzilhadas dos caminhos e convidar para a festa” (Mt 22,9) todos os que encontrarmos. Não podemos deixar de evangelizar porque temos muitos afazeres (v. 5).


CREDO




RITO DI CONCLUZIONE




PADRE NOSTRO
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENEDIZIONE
Arc.: Sia benedetto il nome del Signore.
As. Ora e sempre.
Arc.:Il nostro aiuto è nel nome del Signore.
As. Egli ha fatto cielo e terra.
Arc.: Vi benedica Dio onnipotente, Padre + e Figlio + e Spirito + Santo.
As. Amen.
Diác. La Celebrazione è finita: andate in pace.
As. Rendiamo grazie a Dio.

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Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)