×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Grupo Espirita Mensageiros da Luz

  • Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
  • Avatar de Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
21 Set 2015 14:12 - 21 Set 2015 14:16 #27528 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico Grupo Espirita Mensageiros da Luz
Atividade Doutrinaria: Mensagem de Paz.

Toda Segunda-Feira as 08:00 Hs

Prece Inicial:

Vamos elevar nosso pensamento a Deus pedindo orientação para essa semana.
Concedei-nos Senhor a SERENIDADE necessaria para ACEITAR as coisa não podemos modificar; CORAGEM para modificar aquelas que podemos e SABEDORIA para distinguirmos umas das outras.
Que essa mensagem seja um raio de luz a guiar a semana que se inicia.
Que assim seja!

Mensagem de Paz:
Não Estrague o Seu Dia


A sua irritação não solucionará problema algum.

As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.

Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.

O seu mau humor não modifica a vida.

A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.

A sua tristeza não iluminará os caminhos.

O seu desânimo não edificará a ninguém.

As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.

As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.

Não estrague o seu dia.

Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.



Autor: André Luiz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Agenda Cristã

Prece Final:

Agradecemos senhor por esta mensagem calma e esclarecedora, que ela seja um guia para a nossa semana e que consigamos coloca-la em pratica em nosso dia dia.
Que assim seja.


Julio Cesar Januzzi Logos
CHANCELER
DUQUE DE KALAMÁRIA
Membro da Soberana Ordem Militar Joana D'Arq
Cavaleiro da Soberana Ordem do Grão Ducado da França
CIDADE DE NOVA CORINTHIUS
Família Logos
Last edit: 21 Set 2015 14:16 by Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
  • Avatar de Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
25 Set 2015 20:20 - 25 Set 2015 20:24 #27658 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico Grupo Espirita Mensageiros da Luz
Atividade Doutrinaria: Estudo da Doutrina "A Caridade".

Toda Sexta-Feira as 14:00 Hs

Prece Inicial:

Vamos elevar nosso pensamento a Deus pedindo orientação para esse estudo.
Que possamos agregar em nossa humilde concepção de vida mais esse ensinamento e que acima de tudo saibamos utiliza-lo em nossa vida.

Que assim seja!

Estudo da Doutrina:
"A CARIDADE"

Caros amigos, sejam todos bem vindos a mais um estudo doutrinário, depois de termos uma noção básica do que é a doutrina espirita e de conhecermos o grande codificador Allan Kardec, chega a hora de adentrarmos mais a fundo no conceitos e bases da doutrina e não existe melhor forma de começar do que falarmos sobre CARIDADE.

Como mencionado por Allan Kardec; "Fora da Caridade não há Salvação."

Mas o que vem a ser Caridade, seria apenas darmos as coisas aos necessitados?

A doutrina vem nos mostrar que não.

Antes de começarmos gostaria de mencionar parte da psicografia da IRMÃ ROSÁLIA em Paris de 1860;

“Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos que nos fosse feito”. Toda a religião, toda a moral, se encerram nestes dois preceitos. Se eles fossem seguidos no mundo, todos seriam perfeitos. Não haveria ódios, nem ressentimentos..."

Como mencionado toda a religião convergem para o mesmo objetivo.

Na questão 886 do Livro dos Espíritos, Kardec questiona os espiritos superiores;

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.


Caridade seria, na ótica de O Livro dos Espíritos:

Benevolência, que se exprime na boa vontade e na disposição para praticar o Bem;

Indulgência, que é clemência e misericórdia para com as imperfeições alheias;

Perdão, que é o ato de desculpar ofensas.

Exercício de benevolência: Trabalho em favor do semelhante.

Exercício de indulgência: Solidariedade em face das limitações e fraquezas do próximo, evitando discriminá-lo, mesmo quando esse lhe agride ou lhe ofende.

Exercício de perdão: Esquecimento do mal que se tenha sofrido de alguém, num ato de tolerância esclarecida que se exprime na compreensão.

Talvez tenhamos aí a origem da máxima de Kardec Trabalho, Solidariedade e Tolerância, a orientar a ação espírita. Sem tais princípios não há a possibilidade de um entendimento perfeito entre os homens na construção de um mundo melhor.

Chico Xavier foi um pouco além das palavras de Kardec e acrescentou a palavra amor deixando o principio mais completo; "Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do Amor não há salvação...

Então podemos entender que não existe Caridade sem Amor e nem Amor sem Caridade.

Mas e o Amor?

Amor é afeição profunda. É gostar muito. Ê, em sua acepção mais nobre, querer o bem de alguém na doação de si mesmo.

Decantado pelos poetas e exaltado pelos sonhadores, o Amor é abençoado sol que ilumina e aquece os escabrosos caminhos humanos.

Só há um problema: é impossível sustentá-lo, torná-lo operoso e produtivo sem o combustível da caridade.

Encontramos na via pública uma mulher em penúria, rodeada de filhos maltrapilhos e famintos. Sensibilizamo-nos:

– Que quadro triste, meu Deus! Quanto sofrimento!

Estendemos-lhe alguns trocados e seguimos em frente, evocando, cheios de compaixão:

– Jesus a ampare, minha irmã!

Naquele exato momento brilhou em nós uma réstia de amor, infiltrando-se no impassível egocentrismo humano.

Mas que amor vazio, efêmero! Um amor quase inútil, que se limitou à esmola para aliviar a consciência, transferindo para o Cristo providência melhor, sem considerar que Ele esperava por nós para atendê-la com a iniciativa de parar, conversar, conhecer melhor a extensão de seus problemas, ajudando-a. Sem caridade o amor pode ser muito displicente...

Temos um grande amigo. Gostamos muito dele. Um dia ele faz algo que nos desagrada. Irritamo-nos profundamente. Azedamos nosso relacionamento. Distanciamo-nos, jogando fora uma gratificante amizade. Sem caridade o companheiro mais querido pode converter-se num estranho...

O casal vive muito bem. Marido e mulher amam-se profundamente. Um dia ele comete um deslize: envolve-se em aventura extraconjugal. A esposa toma conhecimento e o abandona imediatamente, não obstante ele implorar-lhe que fique, dilacerado de remorsos. E estagiam ambos em crônica infelicidade, marcada por insuperável nostalgia. Sem caridade o afeto mais ardente pode ser afogado num oceano de mágoas e ressentimentos.

No passado muitos religiosos instalavam-se em lugares ermos, impondo-se privações e flagícios como sacrifício em favor da Humanidade. Em sua maioria apenas comprometeram-se em excentricidades e desequilíbrios. Sem caridade o amor pelo semelhante pode converter-se em perturbadora paixão por nós mesmos...

O apóstolo Paulo vai bem mais longe no assunto (I Coríntios 13:1-3), quando destaca que ainda que detenhamos o verbo mais sublime, a mediunidade mais apurada, o conhecimento mais profundo, a convicção mais poderosa, o desapego mais amplo e inabalável destemor da morte, isso tudo pouco valerá se faltar a caridade, isto é, se não estivermos imbuídos do desinteresse pessoal, no desejo sincero de servir o semelhante.

E Kardec nos oferece a mesma visão da inutilidade de todas as iniciativas em favor da redenção humana, se faltar o componente básico, ao proclamar,

Fora da Caridade não há Salvação.

Prece Final:

Agradecemos senhor pela oportunidade desse estudo e agradecemos pelo entendimento que nos foi dado. Agradecemos as oportunidades que virão para que possamos colocar em pratica essa nova concepção sobre a caridade.

Deixo essa leitura para meditação de todos;

UM ESPÍRITO PROTETOR
Lyon, 1860

"Meus amigos, tenho ouvido muitos de vós dizerem: Como posso fazer a caridade, se quase sempre não tenho sequer o necessário?

A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras. Podeis fazê-la em pensamento, em palavras e em ações. Em pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem terem sequer vivido; uma prece de coração os alivia. Em palavras: dirigindo aos vossos companheiros alguns bons conselhos. Dizei aos homens amargurados pelo desespero e pelas privações, que blasfemam do nome do Altíssimo: “Eu era como vos; eu sofria, sentia-me infeliz, mas acreditei no Espiritismo e, vede agora sou feliz!” Aos anciãos que vos disseram: “É inútil; estou no fim da vida; morrerei como vivi”, respondei: “A justiça de Deus é igual para todos; lembrai-vos dos trabalhadores da última hora!” Às crianças que, já viciadas pelas más companhias, perdem-se nos caminhos do mundo, prestes a sucumbir às suas tentações, dizei: “Deus vos vê, meus caros pequenos!”, e não temais repetir freqüentemente essas doces palavras, que acabarão por germinar nas suas jovens inteligências, e em lugar de pequenos vagabundos, fareis delas verdadeiros homens. Essa é também uma forma de caridade.

Muitos de vós dizeis ainda: “Oh! somos tão numerosos na terra, que Deus não pode ver-nos a todos!” Escutai bem isso, meus amigos: quando estais no alto de uma montanha, vosso olhar não abarca os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: Deus vos vê da mesma maneira; e Ele vos deixa o vosso livre arbítrio, como também deixais esses grãos de areia ao sabor do vento que os dispersas. Com a diferença que Deus, na sua infinita misericórdia, pôs no fundo do vosso coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Ouvi-a, que ela vos dará bons conselhos. Por vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal, e então ela se cala. Mas ficai seguros de que a pobre relegada se fará ouvir, tão logo a deixardes perceber a sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a, e freqüentemente sereis consolados pelos seus conselhos.

Meus amigos, a cada novo regimento o general entrega uma bandeira. Eu vos dou esta máxima do Cristo: “Amai-vos uns aos outros”. Praticai essa máxima: reunir-vos todos em torno dessa bandeira, e dela recebereis a felicidade e a consolação."



Que assim seja.


Julio Cesar Januzzi Logos
CHANCELER
DUQUE DE KALAMÁRIA
Membro da Soberana Ordem Militar Joana D'Arq
Cavaleiro da Soberana Ordem do Grão Ducado da França
CIDADE DE NOVA CORINTHIUS
Família Logos
Last edit: 25 Set 2015 20:24 by Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
  • Avatar de Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
31 Mar 2016 10:44 #30517 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico Grupo Espirita Mensageiros da Luz

Muitos homenageiam os que partiram para a pátria espiritual, com rituais e simbologias. Nós, espíritas, o fazemos de forma a nos comunicar com esses Espíritos, que já se encontram em outro plano, seja nesta ou em outras moradas na Casa do Pai, através da comunicação em pensamento, que parte dos nossos melhores sentimentos e vontade. Buscamos assim, nos comunicar com esses Espíritos, levando até eles nossas melhores vibrações e agradecimentos.

Desejamos que todos nós tenhamos a condição de podermos nos unir neste momento, em pensamento, por essa nobre alma, Allan Kardec, a fim de agradecermos por todos os ensinamentos que, com sua dedicação e capacidade, nos trouxe; por ter sido o compilador de tudo aquilo que o Espírito da Verdade já podia nos transmitir, conforme já havia informado nosso Mestre Jesus, quando afirma:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos e Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós conhecereis, porque Ele ficará convosco e estará entre vós. – Mas O Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”
(João, XIV: 15 a 17;26).

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, 4, temos:

…”O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: o Espírito da Verdade preside ao seu estabelecimento. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo só disse em parábolas. …Levanta o véu propositadamente lançado sobre certos mistérios, e vem, por fim, trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra a todos os que sofrem, ao dar uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores…”.

Que Espírito tão iluminado, poderia ser o escolhido por tão bela missão de ser o condutor e intérprete de tão belo trabalho de transformação da humanidade?

Foi, desde antes, ainda no Plano Espiritual, aquele que reencarnou em Lyon, na França, aos 03 de outubro de 1804 e desencarnou em 31 de março de 1869, aos 64 anos. Hippolyte Léon Denizard Rivail, que passa a usar o pseudônimo de Allan Kardec.

Como estará atualmente esse Espírito? Podemos considerar pelos ensinamentos por ele mesmo codificado, que está em um plano espiritual habitado por Espíritos que cumpriram com sua missão, ou seja, em mundos mais elevados ou, quem sabe, em nova missão.

Seja lá onde se encontre esse nobre Espírito, poderia ele, hoje, verificar o resultado do seu trabalho e esforço, quando da encarnação em tempo mencionado acima. Que alegria deve sentir em verificar que seu trabalho foi profícuo e hoje se espalha por todo o planeta Terra, e que ainda no pouco tempo de Doutrina Espírita, ou seja, de 18 de abril de 1857, com o lançamento da primeira obra da Codificação, “O Livro dos Espíritos”, até a presente data, temos apenas 158 anos e tantas almas cumprindo para com o projeto Divino.

Partiu Kardec, há 147 anos, deixando inúmeras obras, para toda a humanidade, dentre elas:

O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese; Revista Espírita de 1858 a 1869, mensalmente; O que é o Espiritismo; O Espiritismo em sua expressão mais simples; Viagem Espírita de 1862; O principiante Espírita; A Obsessão; e, após a seu desencarne: Obras Póstumas.

Vamos além das obras, alguns exemplos do trabalho incessante desenvolvido por Kardec, na divulgação da nova Doutrina e na defesa desta, contra os opositores, o que podemos vislumbrar mais claramente na Revista Espírita; ele que, codifica, sistematiza e propaga a Doutrina Espírita.

Então fica aqui nossa singela homenagem em vibrações elevadas até ele, estando em mundos mais elevados ou em nova missão sobre a terra, que nossas vibrações chegue até ele;

“Fora da caridade não há salvação”

“Estes princípios, para mim, não existem apenas em teoria, pois que os ponho em prática; faço tanto bem quanto o permite minha posição; presto serviços quando posso; os pobres nunca foram repelidos de minha porta ou tratados com dureza; foram recebidos sempre, a qualquer hora, com a mesma benevolência; jamais me queixei dos passos que hei dado para fazer um benefício; pais de família têm saído da prisão graças aos meus esforços.
Certamente não me cabe inventariar o bem que já pude fazer; mas, do momento em que parecem esquecer tudo, é-me lícito, creio, trazer à lembrança que a minha consciência me diz que nunca fiz mal a ninguém, que hei praticado todo o bem que esteve ao meu alcance, e isto, repito-o, sem me preocupar com a opinião de quem quer que seja.
A esse respeito trago tranquila a consciência; e a ingratidão com que me hajam pago em mais de uma ocasião não constituirá motivo para que eu deixe de praticar o bem.
Eis como entendo a caridade cristã. Compreendo uma religião que nos prescreve que retribuamos o mal com o bem e, com mais forte razão, que retribuamos o bem com o bem.

Nunca, entretanto, compreenderia a que nos prescrevesse que paguemos o mal com o mal”.

(Allan Kardec)


Que assim seja.


Julio Cesar Januzzi Logos
CHANCELER
DUQUE DE KALAMÁRIA
Membro da Soberana Ordem Militar Joana D'Arq
Cavaleiro da Soberana Ordem do Grão Ducado da França
CIDADE DE NOVA CORINTHIUS
Família Logos

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
  • Avatar de Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
  • Desconectado
  • Muito Experiente
  • Muito Experiente
Mais
01 Abr 2016 01:46 #30541 por Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
Respondido por Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth) no tópico Grupo Espirita Mensageiros da Luz
Meu caro ,
Eu não sabia acredita .
Mas achei interessante informação.
Só não comentei na França não achei que hoje seria oportuno.
Com carinho


Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini

Rainha da Inglaterra
Chanceler Real
Princesa de Ascalan pela Escorvânia
Baronesa de Greenock

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
  • Avatar de Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
  • Desconectado
  • Muito Experiente
  • Muito Experiente
Mais
03 Abr 2016 17:16 #30558 por Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth)
Respondido por Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini (Elizabeth) no tópico Grupo Espirita Mensageiros da Luz
Trago um prece para começarmos a semana

com carinho


Elizabeth al Feres Umbrio MacLogos Pellegrini

Rainha da Inglaterra
Chanceler Real
Princesa de Ascalan pela Escorvânia
Baronesa de Greenock

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: SA Neimar Bionaz (neibionaz)