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[IEDE] Livro dos Espiritos

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10 Mai 2016 14:17 #31371 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico [IEDE] Livro dos Espiritos
Caros amigos de doutrina é com muito pesar que venho pedir desculpas pela interrupção de tão importante estudo, principalmente para aqueles que estão chegando agora.

Sem usar de desculpas mas os motivos que me levaram a interromper tal estudo foi primeiro que antes que eu pudesse falar sobre tal eu precisava estudar e segundo que o dia escolhido vei a me complicar uma vez que me envolvi em outras atividades nos sabados, sendo assim, e buscando retornar importante projeto, decidi por alterar o estudo para as terças-feiras.

E assim dando continuidade em nosso estudo, retomaremos fazendo um breve resumo...

Vimos que Deus é a inteligência suprema, ou seja A inteligência suprema e não UMA inteligência suprema. Vimos que ele ser a inteligencia acima de todas as inteligencias ainda não possuímos entendimento para termos uma conclusão definitiva em nossa limitada inteligencia.

Vimos também que Ele é a causa primária de todas as coisas, ou seja, Ele é o criador de tudo o que nos rodeia, desde coisas materiais até mesmo as imateriais (emoções, intelecto etc).

Em nosso segundo encontro observamos onde é possível encontrar as provas da existência de Deus.

Agora dando continuidade ao estudo, vamos analisar os Atributos da Divindade.

Prece Inicial:

Realize sua prece.

Dando continuidade o Livro dos Espíritos nos traz;

Livro Primeiro

As Causas Primárias

Capítulo I

Deus

I - Deus e o Infinito
II - Provas da Existência de Deus
III - Atributos da Divindade
IV - Panteísmo

Então vamos as questões formuladas por Kardec aos Espíritos.

III – Atributos da Divindade

10. O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?

— Não. Falta-lhe, para tanto, um sentido.

11. Será um dia permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?

— Quando o seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, tiver se aproximado dela, então a verá e compreenderá.

Comentário de Kardec: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza intima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, á medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas e ele faz então, a seu respeito, uma idéia mais justa e mais conforme com a boa razão embora sempre incompleta.

12. Se não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma idéia de algumas de suas perfeições?

— Sim, de algumas. O homem se compreende melhor, à medida que se eleva sobre a matéria; ele as entrevê pelo pensamento.

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus atributos?

— Do vosso ponto de vista, sim, porque acreditais abranger tudo, mas ficai sabendo que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais a vossa linguagem, limitada às vossas idéias e às vossas sensações, não dispõe de expressões. A razão vos diz que Deus deve ter essas perfeições em grau supremo, pois, se tivesse uma de menos, ou que não fosse em grau infinito, não seria superior a tudo, e, por conseguinte, não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não deve estar sujeito a vicissitudes e não pode ter nenhuma das imperfeições que a imaginação é capaz de conceber.

Comentário de Kardec: Deus é ETERNO. Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada. ou. então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.

É IMUTÁVEL. Se ele estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.

É IMATERIAL. Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.

É ÚNICO. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.

É TODO-PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.

É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça, nem da sua bondade.


Abro espaço para debate sobre Deus e o Infinito.


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10 Mai 2016 14:30 #31374 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico [IEDE] Livro dos Espiritos
Bom caros amigo, mais uma vez os espíritos mais evoluídos nos mostra que ainda não podemos compreender a natureza íntima de Deus uma vez que nos falta um sentido.

Fomos também apresentados ao principio da divindade que, de uma maneira bem logica, nos mostra que para se acreditar em uma divindade suprema ela teria necessariamente possuir esses atributos.

Ainda podemos concluir diante do estudo até agora outros dois atributos que são;

ONISCIÊNCIA: Se ele é a inteligencia suprema, como vista na questão 01 do primeiro encontro, logo sabe de todas as coisas.

ONIPRESENTE: Se ele não é de nenhuma matéria conhecida, se ele é imaterial, logo pode estar em todos os lugares.


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17 Mai 2016 10:47 #31463 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico [IEDE] Livro dos Espiritos
Amigos de doutrina um excelente dia a todos, mais um vez nos encontramos em nosso estudo semanal do Livro dos Espíritos, nesse encontro vamos finalizar o capitulo I.

E assim dando continuidade em nosso estudo, retomaremos fazendo um breve resumo...

Vimos que Deus é a inteligência suprema, ou seja A inteligência suprema e não UMA inteligência suprema. Vimos que ele ser a inteligencia acima de todas as inteligencias ainda não possuímos entendimento para termos uma conclusão definitiva em nossa limitada inteligencia.

Vimos também que Ele é a causa primária de todas as coisas, ou seja, Ele é o criador de tudo o que nos rodeia, desde coisas materiais até mesmo as imateriais (emoções, intelecto etc).

Em nosso segundo encontro observamos onde é possível encontrar as provas da existência de Deus.

Já na semana passada pudemos observar quais são os atributos de Deus

Agora dando continuidade ao estudo, vamos sanar a confusão em relação ao panteísmo.

Para melhor entender vamos primeiramente a um breve resumo do que vem a ser o panteísmo;

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus").

Obviamente se trata de um visão bem superficial desta crença que vai muito além disso, mas para o nosso estudo de hoje já nos é suficiente essa definição.

É bom ressaltar que o espiritismo não busca criticar tal crença uma vez que se está leva seus adeptos a se tornarem homens melhores dentro do caminho do bem tem nosso total respeito.

As questões que se colocam abaixo servem como diretrizes para nós adeptos da doutrina espirita onde entendemos que um um ser considerado como a inteligencia suprema não pode se dividir em varias outras inteligencias.

O espiritismo não é o dono da verdade é apenas mais um caminho na condução e busca de melhoramento do homem, cabe a cada um estudar e tirar suas próprias conclusões e se estas lhe fizer sentir melhor junto a crença do panteísmo então ficaremos felizes em perceber que buscou um caminho que mais lhe agradou e se adequou a suas expectativas.

Assim com essas ressalvas feitas vamos iniciar nosso estudo dessa semana.

Prece Inicial:

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Dando continuidade o Livro dos Espíritos nos traz;

Livro Primeiro

As Causas Primárias

Capítulo I

Deus

I - Deus e o Infinito
II - Provas da Existência de Deus
III - Atributos da Divindade
IV - Panteísmo

Então vamos as questões formuladas por Kardec aos Espíritos.

IV – Panteísmo

14. Deus é um ser distinto, ou seria, segundo a opinião de alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?

— Se assim fosse, Deus não existiria, porque seria efeito e não a causa; ele não pode ser, ao mesmo tempo, uma e outra.

— Deus existe, não o podeis duvidar, e isso é o essencial. Acreditai no que vos digo e não queirais ir além. Não vos percais num labirinto de onde não poderíeis sair. Isso não vos tornaria melhores, mas talvez, um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, pois, de lado, todos esses sistemas; tendes que vos desembaraçar de muitas coisas que vos tocam mais diretamente. Isto vos será mais útil do que querer penetrar o que é impenetrável.

15. Que pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, pelo seu conjunto, a própria Divindade; ou seja, que pensar da doutrina panteísta?


— Não podendo ser Deus, o homem quer pelo menos ser uma parte de Deus.

16. Os que professam essa doutrina pretendem nela encontrar a demonstração de alguns dos atributos de Deus. Sendo os mundos infinitos, Deus é, por isso mesmo, infinito; o vácuo ou o nada não existindo em parte alguma, Deus está em toda a parte; Deus estando em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. O que se pode opor a este raciocínio?

— A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo.

Comentário de Kardec: Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de inteligência suprema, seria em ponto grande aquilo que somos em ponto pequeno. Ora, a matéria se transformando sem cessar. Deus, nesse caso, não teria nenhuma estabilidade e estaria sujeito a todas as vicissitudes e mesmo a todas necessidades da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. As propriedades da matéria não podem ligar-se à idéia de Deus, sem que o rebaixemos em nosso pensamento, e todas as sutilezas do sofisma não conseguirão resolver o problema da sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que ele é, mas sabemos aquilo que não pode ser, e este sistema está em contradição com as suas propriedades mais essenciais, pois confunde o criador com a criatura, precisamente como se quiséssemos que uma máquina engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.

A inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.


Abro espaço para debate sobre o estudo.


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17 Mai 2016 10:51 #31464 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
Respondido por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar) no tópico [IEDE] Livro dos Espiritos
Creio que tudo pode se resumir ao final do texto; A inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.

Um quadro feito por um pintor nunca fará parte do pintor, é uma criação sua e por mais que possua parte de seu intelecto o quadro nunca será parte do pintor, prova disso é que mesmo que quadro seja destruído ou modificado de alguma forma o pintor continuará a existir intacto, sem nenhuma alteração em seu ser.

Assim é com Deus, sendo Ele o criador de tudo sua criação não poderia fazer parte de si mesmo.


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24 Mai 2016 10:36 #31586 por Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)
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Amigos de doutrina um excelente dia a todos, mais um vez nos encontramos em nosso estudo semanal do Livro dos Espíritos, nesse encontro vamos iniciar o capitulo II do LIVRO PRIMEIRO – AS CAUSAS PRIMÁRIAS .


Nesse capitulo iremos observar e estudar os elementos gerais do universo, então sem mais delongas vamos começar.

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As Causas Primárias

Capitulo II

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

I – Conhecimento do Princípio das Coisas
II – Espírito e Matéria
III – Propriedades da Matéria
IV – Espaço Universal

Então vamos as questões formuladas por Kardec aos Espíritos.

I – Conhecimento do Princípio das Coisas

17. Pode o homem conhecer o princípio das coisas?

— Não. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem, aqui na Terra.

18 homem penetrará um dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas?

— O véu se ergue na medida em que ele se depura; mas, para a compreensão de certas coisas, necessita de faculdades que ainda não possui.

19 homem não poderá, pelas investigações da Ciência, penetrar alguns dos segredos da Natureza?


—A Ciência lhe foi dada para o seu adiantamento em todos os sentidos, mas ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus.

Comentário de Kardec: Quanto mais é permitido ao homem penetrar nesses mistérios, maior deve ser a sua admiração pelo poder e a sabedoria do Criador. Mas, seja por orgulho, seja por fraqueza sua própria inteligência o torna frequentemente joguete da ilusão. Ele acumula sistemas sobre sistemas, e cada dia que passa mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades repeliu como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20. Pode o homem receber, fora das investigações da Ciência, comunicações de uma ordem mais elevada sobre aquilo que escapa ao testemunho dos sentidos?


— Sim, se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe aquilo que a Ciência não consegue apreender.

Comentário de Kardec: É através dessas comunicações que o homem recebe, dentro de certos limites o conhecimento de seu passado e do seu destino futuro.

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