×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
14 Ago 2020 18:27 #43374 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Sexta-feira da 19ª semana do Tempo Comum
14/08/2020
São Maximiliano Maria Kolbe


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 16,1-15.60.63)

Salmo Responsorial: Is 12, 2-4. 5-6

R/. Passou a vossa ira e Vós me consolastes, Senhor.

Deus é o meu Salvador, tenho confiança e nada temo. O Senhor é a minha força e o meu louvor. Ele é a minha salvação.

Tirareis água com alegria das fontes da salvação. Agradecei ao Senhor, invocai o seu nome; anunciai aos povos a grandeza das suas obras, proclamai a todos que o seu nome é santo.

Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas, anunciai-as em toda a terra. Entoai cânticos de alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 19,3-12)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: «É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?». Ele respondeu: «Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe».

Perguntaram: «Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?». Jesus respondeu: «Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher fora o caso de união ilícita e se casa com outra, comete adultério».

Os discípulos disseram-lhe: «Se a situação do homem com a mulher é assim, é melhor não casar-se». Ele respondeu: «Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim; outros foram feitos assim por mão humana; outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento. Quem puder entender, entenda».


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, celebramos São Maximiliano Mª Kolbe (1894-1941), franciscano que foi martirizado no campo de extermínio de Auschwitz. As palavras de Jesus que hoje escutamos - «Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos» (Jo 15,13) – aplicam-se literalmente a este santo mártir. Com efeito, dez prisioneiros iam ser executados pelos nazis como represália por uma evasão do campo de concentração. Maximiliano ofereceu-se voluntariamente para ocupar o lugar de um daqueles dez, que era casado e pai de família.

Maximiliano e os outros nove condenados foram encerrados numa cela, sem lhes darem alimento algum para morrerem de inanição. Contudo, ali Maximiliano ainda lhes prestou outro serviço heróico: enquanto pôde, continuou a celebrar a missa e a alimentar os seus companheiros com o Corpo de Cristo. Este acontecimento recorda-nos o gesto de Jesus Cristo agonizando na Cruz, quando desde aí Ele se ocupou de nós, desculpando-nos e pedindo da nossa parte perdão ao Pai. Jesus tratou-nos verdadeiramente como uns amigos (cf. Jo 15,14) a quem - com toda a naturalidade - se perdoa a ofensa cometida.

Hoje, Jesus responde às perguntas dos seus contemporâneos sobre o verdadeiro significado do matrimônio, ressaltando a indissolubilidade do mesmo.

Sua resposta, no entanto, também proporciona a base adequada para que nós, cristãos, possamos responder a aqueles cujos corações teimosos os obrigam a procurar a ampliação da definição de matrimônio para os casais homossexuais.

Ao fazer retroceder o matrimônio ao plano original de Deus, Jesus ressalta quatro aspectos relevantes pelos quais só se pode unir em matrimônio a um homem e uma mulher:

1) «O Criador, desde o início, os fez macho e fêmea» (Mt 19,4). Jesus nos ensina que, no plano divino, a masculinidade e a feminilidade têm um grande significado. Ignorar, pois, é ignorar o que somos.

2) «Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher» (Mt 19,5). No plano de Deus não é que o homem abandone os seus pais e vá embora com quem ele queira, mas sim com uma esposa.

3) «De maneira que já não são dois, e sim uma só carne» (Mt 19,6). Esta união corporal vai mais além da pouco duradoura união física que ocorre no ato conjugal. Refere-se à união duradoura que se apresenta quando um homem e uma mulher, através do seu amor, concebem uma nova vida que é o matrimônio perdurável ou união dos seus corpos. Logicamente, que um homem com outro homem, ou uma mulher com outra mulher, não pode ser considerado um único corpo dessa maneira.

4) «Pois o que Deus uniu, o homem não separe» (Mt 19,6). Deus mesmo uniu em matrimônio ao homem e à mulher e, sempre que tentamos separar o que Ele uniu, estaremos fazendo por nossa própria conta e por conta da sociedade.

Em sua catequese sobre Gênesis, o Papa João Paulo II disse: «Em sua resposta aos fariseus, Jesus Cristo comenta aos interlocutores a visão total do homem, sem o qual não é possível oferecer uma resposta adequada às perguntas relacionadas com o matrimônio».

Cada um de nós está chamado a ser o eco desta Palavra de Deus em nosso momento.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:


BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
17 Ago 2020 12:12 #43387 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum
17/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Bom dia a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 24,15-24)

Salmo Responsorial: Deut 32

R/. Abandonaste a Deus que te criou.

Desprezaste o Rochedo que te gerou, esqueceste a Deus que te deu a vida. O Senhor viu e ficou indignado e rejeitou teus filhos e tuas filhas.

O Senhor disse: «Vou ocultar-lhes o meu rosto e ver qual será o seu futuro, porque são uma geração perversa de filhos que não conhecem a fidelidade».

«Provocaram-Me com um deus falso, irritaram-Me com inúteis ídolos; e Eu vou provocá-los com um povo falso, vou irritá-los com uma nação insensata».


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 19,16-22)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: «Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?». Ele respondeu: «Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos». ?«Quais?», perguntou ele. Jesus respondeu: «Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo». O jovem disse-lhe: «Já observo tudo isso. Que me falta ainda?». Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me». Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje a Liturgia da Palavra coloca para nossa consideração a famosa passagem do jovem rico, aquele jovem que não soube responder diante do olhar de amor com o qual Cristo olhou para ele (cf. Mc 10,21). São João Paulo II lembra-nos que naquele jovem podemos reconhecer a todo homem que se aproxima de Cristo e lhe pergunta sobre o sentido de sua própria vida: «Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?» (Mt 19,16). O Papa comenta que «o interlocutor de Jesus intui que há uma conexão entre o bem moral e o pleno cumprimento do próprio destino».

Hoje, há muitas pessoas que também fazem, no seu íntimo, esta pergunta! Se olharmos à nossa volta, talvez pensemos que são poucas as pessoas que veem algo a mais, ou que o homem do século XXI não precisa se fazer este tipo de pergunta, pois não encontrará respostas que lhe sirvam.

Jesus respondeu ao jovem: «Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos» (Mt 19,17). É legítimo perguntar-se sobre o sentido da vida, pois, hoje é necessário fazê-lo! O jovem lhe perguntou o que tem que fazer de bom para chegar à vida eterna, e Cristo respondeu-lhe que tem que ser bom.

Nos dias de hoje, para alguns ou para muitos?Tanto faz! Parece ser impossível?Ser bom?... Ou melhor, pode parecer até algo sem sentido: uma bobagem! Hoje, como há vinte séculos, Jesus Cristo segue nos lembrando que para entrar na vida eterna é necessário cumprir os mandamentos da Lei de Deus: não se trata do “ótimo”, mas de seguir o caminho necessário para que o homem se assemelhe a Deus e assim possa entrar na vida eterna de mãos dadas com seu Pai-Deus. Efetivamente, «Jesus mostra que os mandamentos não devem ser entendidos como um limite mínimo que não se deve ultrapassar, mas como uma vereda aberta para um caminho moral e espiritual de perfeição, cujo impulso interior é o amor» (São João Paulo II).



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
19 Ago 2020 17:34 #43404 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Quarta-feira da 20ª semana do Tempo Comum
19/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 34,1-11)

Salmo Responsorial: Sl 22

R/. O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça e o meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 20,1-16)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: «Pois o Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Em plena manhã, saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha. Eu pagarei o que for justo’. E eles foram. Ao meio-dia e em plena tarde, ele saiu novamente e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’. Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. E ele lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.

»Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e faze o pagamento, começando pelos últimos até os primeiros!’. Vieram os que tinham sido contratados no final da tarde, cada qual recebendo a diária. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, pensando que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu apenas a diária. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor ardente’. Então, ele respondeu a um deles: ‘Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai! Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja porque estou sendo bom?’. Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos».


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, a Palavra de Deus nos convida a perceber que a “lógica” divina vai muito além da lógica meramente humana. Enquanto nós homens calculamos («Pensando que iam receber mais»: Mt 20,10), Deus —que é Pai entranhável— simplesmente, ama («Ou estás com inveja porque estou sendo bom?» : Mt 20,15.) E a medida do Amor é não ter medida: «Amo porque amo, amo para amar» (São Bernardo).

Mas isso não torna a justiça inútil: «Eu pagarei o que for justo» (Mt 20,4). Deus não é arbitrário e quer nos tratar como filhos inteligentes: por isso é lógico que tenha “acordos” conosco. De fato, em outros momentos, os ensinamentos de Jesus deixam claro que quem recebe mais também será mais exigido (lembremos da parábola dos talentos). Enfim, Deus é justo, mas a caridade não se desentende da justiça, mas sim, a supera. (cf. 1Cor 13,5).

Um ditado popular afirma que «a justiça por justiça é a pior das injustiças». Felizmente para nós, a justiça de Deus —repitamos, transbordante de seu Amor— supera nossos esquemas. Se unicamente se tratasse de estrita justiça, nós, então, estaríamos pendentes de redenção. Além disso, não teríamos nenhuma esperança de redenção. Em justiça estrita não mereceríamos nenhuma redenção: simplesmente, ficaríamos despossuídos daquilo que se nos tinha dado no momento da criação e que rejeitamos no momento do pecado original. Examinemo-nos, portanto, como agimos nos julgamentos, comparações e cálculos quando tratamos os demais.

Além disso, se falarmos de santidade, temos que partir da base de que tudo é graça. A mostra mais clara é o caso de Dimas, o bom ladrão. Inclusive a possibilidade de merecer diante de Deus, é também uma graça (algo que nos é concedido gratuitamente). Deus é o amo, nosso «proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha» (Mt 20,1). A vinha (quer dizer, a vida, o céu...) é dele; nós somos convidados, e não de qualquer maneira: é uma honra poder trabalhar aí e, assim “ganhar” o céu.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
20 Ago 2020 18:14 #43416 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Quinta-feira da 20ª semana do Tempo Comum
20/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.





LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 36,23-28)

Salmo Responsorial: Sl 50

R/. Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de toda a iniquidade

Criai em mim, ó Deus, um coração puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais repelir-me da vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos e os transviados hão-de voltar para Vós.

Não é do sacrifício que Vos agradais e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: não desprezeis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO





Anúncio do Evangelho (Mt 22,1-14)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: «O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. Mandou então outros servos, com esta ordem: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’. Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios, outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram. O rei ficou irritado e mandou suas tropas matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.

»Em seguida, disse aos servos: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa, e perguntou-lhe: ‘Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa?’. Mas o homem ficou sem responder. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes’. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos».


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje a Igreja nos convida a celebrar um dos discípulos presentes no coração de Jesus, São Bernardo de Claraval (1090-1153), um grande renovador da vida cristã e monástica no início do segundo milênio. Com a sua olhada e pensamentos em Cristo, São Bernardo rezou e trabalhou pela unidade da Igreja, pela comunhão entre os irmãos e pela experiência de uma vida verdadeiramente cristã com a extensão do Reino de Deus. Fundado no amor de Deus, São Bernardo exortou os seus monges a viver na caridade, a fim de conseguir a unidade em si mesmo e na Igreja: «Amamo-nos a nós mesmos, porque somos amados: é o nosso interesse e o interesse dos nossos. N’isso que amamos, nós repousamos; Para aqueles que amamos, oferecemos nosso descanso. Amar em Deus significa ter caridade; procurar ser amado por Deus significa servir a caridade». Seguindo os ensinamentos de São Bento, São Bernardo aplicou-se à escola do serviço divino e assim nos mostrou a importância da vida comunitária na fé cristã.

Hoje, a parábola evangélica nos fala do banquete do Reino. É uma figura recorrente na predicação de Jesus. Trata-se dessa festa de casamento que acontecerá ao final dos tempos e que será a união de Jesus com a sua Igreja. Ela é a esposa de Cristo que caminha pelo mundo, mas que vai se unir finalmente ao seu Amado para sempre. Deus Padre tem preparado essa festa e quer que todos os homens assistam a ela. Por isso diz a todos os homens: «Vinde para a festa!» (Mt 22,4).

A parábola, no entanto, tem um desenvolvimento trágico, pois muitos, «não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios... » (Mt 22,5). Por isso, a misericórdia de Deus vai se dirigindo a pessoas cada vez mais distantes. É como um noivo que vai se casar e convida a seus familiares e amigos, mas eles não querem assistir; chama depois a conhecidos e colegas de trabalho e vizinhos, mas todos dão desculpas; finalmente convida qualquer pessoa que encontra, pois tem preparado um banquete e quer que hajam convidados na mesa. Algo parecido acontece com Deus.

Mas também, os diferentes personagens que aparecem na parábola podem ser imagem dos estados da nossa alma. Pela graça batismal somos amigos de Deus e coerdeiros com Cristo: temos um lugar reservado no banquete. Se esquecermos nossa condição de filhos, Deus passa a nos tratar como conhecidos, mas continua nos convidando. Se deixarmos morrer em nós a graça, convertemo-nos em gente do caminho, transeuntes sem oficio nem beneficio sob as coisas do Reino. Mas Deus segue chamando.

A chamada chega a qualquer momento. É por convite. Ninguém tem direito. É Deus quem presta atenção em nós e diz: «Vinde para a festa!». E o convite há de ser aceito com palavras e fatos. Por isso aquele convidado mal vestido é expulso: «Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa?» (Mt 22,12).



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
21 Ago 2020 18:17 #43425 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Sexta-feira da 20ª semana do Tempo Comum
21/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 37,1-14)

Salmo Responsorial: Sl 106

R/. Dai graças ao Senhor, porque é eterna a sua misericórdia.

Digam aqueles que o Senhor resgatou, os que Ele libertou do poder do inimigo; os que Ele reuniu de todas as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.

Erravam na solidão do deserto, sem caminho para cidade onde habitar. Devorados pela fome e pela sede, sentiam desfalecer-lhes a vida.

Na sua angústia invocaram o Senhor e Ele salvou-os da aflição. Conduziu-os por caminho direito até uma cidade onde habitassem.

Graças ao Senhor pela sua misericórdia, pelos seus prodígios em favor dos homens. Porque Ele deu de beber aos que tinham sede e saciou os que tinham fome.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 22,34-40)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram, e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos».

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje festejamos a figura do Papa S. Pio X. O Evangelho recorda-nos a pedagogia de Jesus no chamamento de S. Pedro como primeiro Papa: uma vez que O tinha negado três vezes, levou-o a fazer também uma tripla confissão de amor: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo» (Jo 21,15). Jesus propôs-lhe três vezes a mesma missão: «Apascenta as minhas ovelhas» (cf. Jo 21,15.16.17).

É esta a tarefa de um pastor, de um Papa, de Pio X. Um pastor tem de “apascentar”: dar de comer e beber às ovelhas em boas pastagens. E que comida e que bebida há melhores que a Eucaristia? Por isso chamam a Pio X o “Papa da Eucaristia”, porque encorajou a Comunhão frequente e diária, coisa desconhecida no princípio do séc. XX, e também exortou a que as crianças, a partir dos seis ou sete anos, recebessem a Primeira Comunhão, se soubessem discernir o que há na Eucaristia.

No Evangelho, o Mestre da Lei pergunta a Jesus: «Qual é o mandamento mais importante da Lei?» (Mt 22,36), o mais importante, o primeiro. A resposta, porém, fala do primeiro mandamento e do segundo, que lhe «é semelhante» (Mt 22,39). Dois elos inseparáveis, que são uma coisa só. Inseparáveis, mas uma primeira e outra segunda, uma de ouro, outra de prata. O Senhor nos leva ao âmago da catequese cristã, porque «toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos» (Mt 22,40).

Eis aqui a razão de ser do comentário clássico sobre as duas madeiras da Cruz do Senhor: a que está fincada na terra é a verticalidade, que olha na direção do Céu, a Deus. O transverso representa a horizontalidade, a relação com nossos iguais. Também nesta imagem há um primeiro e um segundo. A horizontalidade estaria em nível da terra, se antes não possuíssemos uma haste na vertical e, quando mais queremos elevar o nível dos nossos serviços aos nossos semelhantes —a horizontalidade— mais elevado deve ser nosso amor a Deus. Do contrário, virá facilmente o desânimo, a inconstância, a exigência de compensações quaisquer que elas sejam. Disse S. João da Cruz: «Quanto mais ama uma alma, mais perfeita é naquilo que ama; daqui que essa alma, que já é perfeita, toda ela é amor e, todas suas ações são amor».

De fato, nos santos que conhecemos vemos como o amor a Deus, que sabem manifestar-lhe de muitas maneiras, lhes outorga uma grande iniciativa no momento de ajudar o próximo. Peçamos hoje à Virgem Santíssima que nos encha de desejo de surpreender ao Nosso Senhor com obras e palavras de afeto. Assim nosso coração será capaz de descobrir como surpreender com algum detalhe simpático aos que vivem e trabalham ao nosso lado e, não somente fazer isso nos dias assinalados, que isso todos sabem como agir. Surpreender!: Forma prática de pensar menos em nós mesmos.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)