×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
31 Jul 2020 21:25 #43124 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Sexta-feira da 17ª semana do Tempo Comum
27/07/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Bom noite a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.



LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Jer 26,1-9)

Salmo Responsorial: Sl 68

R/. Pela vossa grande misericórdia, atendei-me, Senhor.

São mais numerosos que meus cabelos os que me odeiam sem razão; são mais fortes que meus ossos os que me detestam sem motivo.

Por Vós tenho suportado afrontas, cobrindo-se meu rosto de confusão. Devorou-me o zelo pela vossa casa e recaíram sobre mim os insultos contra Vós.

A Vós, Senhor, elevo a minha súplica, no momento propício, meu Deus. Pela vossa grande bondade, respondei-me, pela vossa fidelidade, salvai-me.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 13,54-58)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: «De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?».

E ele tornou-se para eles uma pedra de tropeço. Jesus, porém, disse: «Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!». E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, como naquele tempo, é difícil falar de Deus àqueles que nos conhecem há muito tempo. No caso de Jesus, são João Crisóstomo comenta: «Os nazarenos admiravam-se Dele, mas essa admiração não os levava a crer, mas a sentir inveja, como se dissessem: `Porque Ele, e não eu´». Jesus conhecia bem aqueles que em vez ouvi-lo, escandalizavam-se por causa Dele. Eram parentes, amigos, vizinhos pessoas que Ele apreciava, mas justamente a eles não chegará a mensagem da salvação.

Hoje também estamos celebrando a memória de Sto. Inácio de Loyola (1492-1556), tomamos consciência de que todos os tempos são sempre “tempos de Deus”. A época de Sto. Inácio - como tantas outras - não foi fácil nem para a Europa nem para a Igreja: décadas em que os papas residiram em Avignon (submetidos à França); o cisma do Ocidente (com três papas ao mesmo tempo, cada um deles pretendendo ser o autêntico)… até terminar na reforma protestante.

Paradoxos da vida, Inácio de Loyola e o reformador Martinho Lutero (+1546) foram plenamente coetâneos e coincidentes no tempo. Porém, que distinta foi a reacção - a “reforma” - de cada um. Na verdade, não há melhor reforma do que a identificação com Jesus Cristo: «Quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo» (Lc 14,27). Jesus humilde, pobre, obediente, misericordioso… Durante a paixão, o silêncio e a discrição foram o seu “protesto”.

Assim como Santo Inácio dizia, pregar ou falar de Deus entre as pessoas do nosso povo ou família é difícil, mas é necessário. É preciso dizer que Jesus quando ia a casa estava precedido pela fama de seus milagres e sua palavra. Talvez, nós precisaremos estabelecer um pouco de fama de santidade por fora (e dentro) de casa antes de “predicar” às pessoas da casa.

São João Crisóstomo acrescenta no seu comentário: «Presta atenção, por favor, na amabilidade do Mestre: não lhes castiga por não ouvi-lo, mas diz com doçura: `Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa´(Mt 13,57). Resulta evidente que Jesus iria-se triste desse lugar, mas continuaria suplicando para que sua palavra salvadora fosse bem-vinda no seu povo.

E nós (que nada vamos perdoar ou deixar de lado), igual temos que orar para que a palavra de Jesus chegue até aqueles que amamos, mas não querem nos ouvir.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
03 Ago 2020 20:41 - 03 Ago 2020 20:59 #43184 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Segunda-feira da 18ª semana do Tempo Comum
03/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Olá a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Jer 28,1-17)

Salmo Responsorial: Sl 118

R/.Ensinai-me, Senhor, os caminhos da vossa lei.

Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a graça de cumprir a vossa lei. Não me tireis da boca a palavra da verdade, porque eu espero nos vossos juízos.

Voltem-se para mim os que Vos temem e conhecem as vossas ordens. Seja perfeito o meu coração em cumprir os vossos decretos, de modo que eu não seja confundido.

Os pecadores esforçam-se por me perder, mas eu medito nas vossas ordens. Não me tenho afastado dos vossos juízos, porque sois Vós quem me ensina.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 14,13-21)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, ao ser informado da morte de João, Jesus partiu dali e foi, de barco, para um lugar deserto, a sós. Quando as multidões o souberam, saíram das cidades e o seguiram a pé. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.

Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: «Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!». Jesus porém lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vós mesmos dai-lhes de comer!». Os discípulos responderam: «Só temos aqui cinco pães e dois peixes». Ele disse: «Trazei-os aqui».

E mandou que as multidões se sentassem na relva. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos; e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados, e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios. Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, o Evangelho toca nossos "esquemas mentais"... Por isso, hoje, como nos tempos de Jesus, podem surgir as vozes dos prudentes para sopesar se vale a pena determinado assunto. Os discípulos, ao ver que se fazia tarde e, como não sabiam como atender àquelas pessoas reunidas em torno de Jesus, encontraram uma saída honrosa: «Que possam ir aos povoados comprar comida!» (Mt 14,15). Não podiam esperar que seu Mestre e Senhor contrariasse esse raciocínio, aparentemente tão prudente, dizendo-lhes: «Vós mesmos dai-lhes de comer!» (Mt 14,16).

Um ditado popular diz: «Aquele que deixa Deus fora de suas contas, não sabe contar». E é verdade, os discípulos —e nós também— não sabemos contar, porque nos esquecemos freqüentemente, de acrescentar o elemento de maior importância na soma: Deus mesmo entre nós.

Os discípulos fizeram bem as contas; contaram com exatidão o número de pães e peixes, mas ao dividi-los mentalmente entre tanta gente, eles obtinham sempre um zero periódico; por isso optaram pelo realismo prudente: «Só temos aqui cinco pães e dois peixes» (Mt 14,17). Não percebem que eles têm a Jesus —verdadeiro Deus e verdadeiro homem— entre eles!

Parafraseando a São Josemaria, não nos seria mal recordar aqui que: «os empreendimentos de apostolado, está certo —é um dever— que consideres os teus meios terrenos (2 + 2 = 4). Mas não esqueças nunca! Que tens de contar, felizmente, com outra parcela: Deus + 2 + 2...». O otimismo cristão não é baseado na ausência de dificuldades, de resistências e de erros pessoais, mas em Deus que nos diz: «Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos» (Mt 28,20).

Seria bom se você e eu, quando confrontados com as dificuldades, antes de darmos uma sentença de morte à ousadia e ao otimismo do espírito cristão, contássemos com Deus. Tomara que possamos dizer como São Francisco, naquela oração genial: «Onde houver ódio que eu leve o amor», isto é, onde as contas não baterem, que contemos com Deus.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Last edit: 03 Ago 2020 20:59 by DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis). Razão: Correção
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
04 Ago 2020 18:03 #43215 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Terça-feira da 18ª semana do Tempo Comum
04/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Bom dia a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Jer 30,1-2.12-15.18-22)

Salmo Responsorial: Sl 101

R/. Quando o Senhor restaurar Sião, manifestará a sua glória.

Os povos temerão, Senhor, o vosso nome, todos os reis da terra a vossa glória. Quando o Senhor reconstruir Sião e manifestar a sua glória, atenderá a súplica do infeliz e não desprezará a sua oração.

Escreva-se tudo isto para as gerações futuras e o povo que se há-de formar louvará o Senhor. Debruçou-Se do alto da sua morada, lá do Céu o Senhor olhou para a terra, para ouvir os gemidos dos cativos, para libertar os condenados à morte.

Os filhos dos vossos servos hão-de permanecer e a sua descendência se perpetuará na vossa presença, para ser proclamado em Sião o nome do Senhor e em Jerusalém o seu louvor, quando se reunirem todos os reinos para servirem o Senhor.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 14,22-36)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, subiu à montanha, a sós, para orar. Anoiteceu, e Jesus continuava lá, sozinho.

O barco, entretanto, já longe da terra, era atormentado pelas ondas, pois o vento era contrário. Nas últimas horas da noite, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: «É um fantasma». E gritaram de medo. Mas Jesus logo lhes falou: «Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!». Então Pedro lhe disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água». Ele respondeu: «Vem!». Pedro desceu do barco e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, sentindo o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me!». Jesus logo estendeu a mão, segurou-o e lhe disse: «Homem de pouca fé, por que duvidaste?». Assim que subiram no barco, o vento cessou. Os que estavam no barco ajoelharam-se diante dele, dizendo: «Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!».

Após a travessia, aportaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; suplicavam que pudessem ao menos tocar a franja de seu manto. E todos os que tocaram ficaram curados.


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, é a festa de S. João Maria Vianney, um pastor segundo o coração de Deus, que entregou a sua vida em humilde e abnegado serviço ministerial pela salvação das suas ovelhas. Seguindo os passos de Jesus, o Santo Cura d’Ars concebeu a sua tarefa sacerdotal neste sentido tão bem definido no Evangelho de hoje: teve compaixão dos fatigados e abatidos (cf. Mt 9,36), oferecendo-lhes uma mão amiga que lhes permitisse ser redimidos. A sua ação sanadora foi, sobretudo, dos males e enfermidades do espírito. Desde o humilde lugar encomendado ao seu diligente cuidado pastoral, a sua fama - como a de Jesus - estendeu-se por aldeias e cidades, e a ele acudiam as pessoas ávidas de paz.

Hoje, não veremos Jesus a dormir na barca enquanto esta se afunda, nem acalmando a tempestade com uma só palavra de interpelação, suscitando assim a admiração dos discípulos (cf. Mt 8, 22-23). Mas a ação de hoje não é menos desconcertante: tanto para os primeiros discípulos como para nós.

Jesus tinha mandado os discípulos subir para a barca e ir para a outra margem; tinha despedido todos depois de saciar a multidão faminta e Ele tinha permanecido sozinho na montanha, profundamente concentrado em oração (cf. Mt 14,22-23). Os discípulos, sem o Mestre, avançam com dificuldade. Foi então que Jesus se aproximou da barca, caminhando sobre as águas.

Como acontece com pessoas normais e sensatas, os discípulos assustaram-se ao vê-Lo: os homens não costumam caminhar sobre a água e, portanto, deviam estar a ver um fantasma. Mas estavam enganados, não era um fantasma, mas tinham diante deles o próprio Senhor, que os convidava - como em tantas outras ocasiões - a não ter medo e a confiar n’Ele para descobrirem a fé. Esta fé exige-se, em primeiro lugar, a Pedro, que disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água» (Mt 14,28). Com esta resposta, Pedro mostrou que a fé consiste na obediência à palavra de Cristo: não disse «faça com que eu caminhe sobre as águas», mas queria fazer o que o próprio e único Senhor lhe mandasse, para poder crer na veracidade das palavras do Mestre.

As dúvidas fizeram-no cambalear na sua fé incipiente, mas levaram-no à confissão dos outros discípulos, agora com o Mestre presente: «Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!» (Mt 14,33). «O grupo daqueles que já eram apóstolos, mas que ainda não acreditavam, depois de verem que as águas se moviam sob os pés do Senhor e que, mesmo no movimento agitado das ondas, os passos do Senhor eram seguros, (...) acreditaram que Jesus era o verdadeiro Filho de Deus, confessando-O como tal» (Santo Ambrósio).



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
05 Ago 2020 18:21 #43249 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Quarta-feira da 18ª semana do Tempo Comum
05/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Olá a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Jer 31,1-7)

Salmo Responsorial: Jer 31

R/. Como o pastor guarda o seu rebanho, assim nos guarda o Senhor.

Escutai, ó povos, a palavra do Senhor e anunciai-a às ilhas distantes: Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo e guardá-lo como um pastor ao seu rebanho.

O Senhor resgatou Jacob e libertou-o das mãos do seu dominador. Regressarão com brados de alegria ao monte Sião, acorrendo às bênçãos do Senhor.

A virgem dançará alegremente, exultarão os jovens e os velhos. Converterei o seu luto em alegria e a sua dor será mudada em consolação e júbilo.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 15,21-28)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher Cananéia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!». Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: «Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós». Ele tomou a palavra: «Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: «Senhor, socorre-me!». Ele lhe disse: «Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!». Diante disso, Jesus respondeu: «Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!». E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, frequentemente, escutamos expressões como já não existe mais fé!, e o dizem pessoas que pedem às nossas comunidades o batismo de seus filhos ou a catequese das crianças ou o sacramento do matrimônio. Essas palavras refletem uma visão negativa do mundo, mostra o convencimento de que em qualquer tempo passado as coisas eram melhores do que agora e que estamos no fim de uma etapa em que não há nada novo a dizer, nem tampouco nada de novo a fazer. Evidentemente são pessoas jovens que, em sua maioria, vêem com certa tristeza que o mundo mudou muito, desde o tempo de seus pais, que talvez vivessem uma fé mais popular, a qual eles não se souberam ajustar. Esta experiência os deixa insatisfeitos e sem capacidade de reação quando, na verdade, quem sabe, não estão às portas de uma nova etapa que deveriam aproveitar.

Esta passagem do Evangelho chama a nossa atenção para aquela mãe Cananéia que pede uma graça para sua filha, reconhecendo em Jesus o Filho de Davi: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!» (Mt 15,22). O Mestre é surpreso: «Mulher, grande é tua fé!», e não pode fazer outra coisa senão atuar em favor daquelas pessoas: «Como queres, te seja feito!» (Mt 15,28), ainda que isto não pareça estar em seus planos. Apesar da realidade humana, a graça de Deus sempre se manifesta.

A fé não é patrimônio de uns quantos, nem tampouco é propriedade dos que se creem bons ou dos que o foram, ou de quem tem esta etiqueta social ou eclesial. A ação de Deus precede a ação da Igreja e, o Espírito Santo está atuando já em pessoas que não havíamos suspeitado que nos trouxessem uma mensagem de parte de Deus, uma solicitação em favor dos mais necessitados. Diz São Leão: «Amados meus, a virtude e a sabedoria da fé cristã são o amor a Deus e ao próximo: nada falta a nenhuma obrigação de piedade a quem procura dar culto a Deus e a ajudar a seu irmão».



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
07 Ago 2020 23:06 #43299 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum
07/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa noite a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Hab 1,12—2,41)

Salmo Responsorial: Sl 9

R/. Não abandonais, Senhor, aqueles que Vos procuram.

O Senhor é Rei para sempre, firmou o seu trono para julgar. Ele julga a terra com justiça, governa os povos com retidão.

O Senhor é o refúgio dos oprimidos, o seu refúgio nas horas de tribulação. Em Vós confiam os que conhecem o vosso nome, porque não abandonais, Senhor, os que Vos procuram.

Cantai ao Senhor, que tem em Sião a sua morada, anunciai entre os povos os seus feitos gloriosos. O Senhor lembra-Se do sangue derramado e não esquece o clamor dos infelizes.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 17,14-20)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus, caiu de joelhos e disse: «Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!». Jesus tomou a palavra: «Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino». Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora.

Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?». Ele respondeu: «Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá', e ela irá. Nada vos será impossível».


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, uma vez mais, Jesus dá a entender que a medida dos milagres é a medida de nossa fé: «Eu vos asseguro: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá» (Mt 17,20). De fato, como fazem notar São Jerônimo e Santo Agostinho, na obra de nossa santidade (algo que claramente supera as nossas forças) se realiza esse deslocar-se o monte. Por tanto, os milagres aí estão e, se não vemos mais é porque não lhe permitimos os fazer por nossa pouca fé.

Ante uma situação desconcertante e para todos incompreensível, o ser humano reage de diversas maneiras. A epilepsia era considerada como uma doença incurável e que sofriam as pessoas que se encontravam possuídas por algum espírito maligno.

O pai daquela criatura expressa seu amor para o filho buscando sua cura integral, e vai a Jesus. Sua ação é mostrada como um verdadeiro ato de fé. Ele se ajoelha ante Jesus e o impreca diretamente com a convicção interior de que sua petição será escutada favoravelmente. A maneira de expressar a demanda mostra, ao mesmo tempo, a aceitação de sua condição e, o reconhecimento da misericórdia Daquele que pode sentir compaixão dos outros.

Aquele pai menciona o fato de que os discípulos não puderam jogar àquele demônio. Esse elemento introduz a instrução de Jesus fazendo notar a pouca fé dos discípulos. Segui-lo a Ele, se fazer discípulo, colaborar em sua missão pede uma fé profunda e bem fundamentada, capaz de suportar adversidades, contratempos, dificuldades e incompreensões. Uma fé que é efetiva porque está solidamente enraizada. Em outros fragmentos evangélicos, Jesus Cristo mesmo lamenta a falta de fé de seus seguidores. A expressão «nada vos será impossível» (Mt 17,20) expressa com toda a força a importância da fé no seguimento do Mestre.

A Palavra de Deus põe na nossa frente a reflexão sobre a qualidade de nossa fé e, a maneira como a aprofundamos e, nos lembra aquela atitude do pai de família que se aproxima a Jesus e lhe roga com a profundidade do amor de seu coração.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)