×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Jornada Cultural da UNAM

  • Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)
  • Avatar de Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
06 Out 2017 02:29 - 06 Out 2017 02:31 #37277 por Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)
Jornada Cultural da UNAM foi criado por Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)
Informo que participamos neste dia 5 da 1ª Jornada Cultural da UNAM, tanto na promoção quanto apresentação de matéria.

Fomos certificados a partir deste documento



O material a presentado foi uma parceria entre o Reino da Itália e o Sacro Reino de Piratini sobre Garibaldi, Giuseppe e sua família, e faz parte de ambas atitudes para estreitamento de laços diplomáticos.

Sou Rodrigo Batos Aldobrandeschi, cidadão do Reino da Itália. No entanto nosso foco será a história partilhada com a nação amiga, o Reino de Piratini.

O Sacro Reino de Piratini é uma micronação baseada na história gaúcha da revolução farroupilha. A nação data de 15 de janeiro de 2017 e é conduzida por Sua Majestade Real Dom Celso II de Mendonça e Oliveira. Todo o seu território está abaixo do Trópico de Capricórnio. No Sul da América do Sul, fazendo fronteiras com o estado de Santa Catarina e dois países: Uruguai e Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos, que possui água salobra, além da Área do Rincão de Artigas (em espanhol Rincón de Artigas) é um território de 237 km quadrados localizado entre o norte do Uruguai e ao sul do Brasil, dentro do Município de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul.

A história micronacional do Reino da Itália começa em 05 de janeiro de 2002, quando o atual monarca Sua Majestade Real Francesco III entrou no micronacionalismo como membro da gens Elenath, no Magno Império de Hibernia. Em 09 de Fevereiro do mesmo ano, o Barão do Oriente Áureo, Labrus Elenath funda sua própria gens tornando-se Labrus Peregrinus. Com a nova gens criada observa-se um rápido e forte crescimento com a entrada de novos membros como Sergius Peregrinus, futuro Duque de Siracusa, e Melanye Peregrina, depois reconhecida como Princesa de Roma. Depois de muitas lutas é fundado o Reino Unido da Sicília, mas ainda se passaram tempos e crises internas até a unificação do Reino da Sicília e o Reino de Nápoles. Em 2007, após anexação de áreas importantes da península itálica, enfim, forma-se o Reino da Itália.

Essas duas nações amigas têm histórias distintas, mas ligadas sensivelmente no mundo macro pelo general Giuseppe Garibaldi, o heróis dos dois mundos!

Giuseppe Garibaldi
(Nice, 4 de julho de 1807 — Caprera, 2 de junho de 1882)
Foi um general, guerrilheiro, condottiero e patriota italiano

Foi alcunhado de "herói de dois mundos", devido à sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, projetada pela organização republicana Jovem Itália da qual fazia parte ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour. Nasceu em Nizza (hoje Nice, na França), então ocupada pelo Primeiro Império Francês e que retornaria ao reino de Sardenha-Piemonte, com a queda de Napoleão Bonaparte, para ser depois cedida à França por Cavour, pelo tratado de Turim (24 de março de 1860).

Residiu algum tempo no Rio de Janeiro, onde foi membro da Congrega della Giovine Itália, fundada por Giuseppe Stefano Grondona, Foi também no Rio de Janeiro que conheceu Luigi Rossetti, com quem se juntou à Revolução Farroupilha.

Também conheceu Bento Gonçalves ainda em sua prisão, no Rio de Janeiro, e obteve dele uma carta de corso para aprisionar embarcações imperiais. Em 1 de setembro de 1838, Garibaldi foi nomeado capitão-tenente, comandante da marinha farroupilha. Rossetti e Garibaldi transformaram seu pequeno barco comercial Mazzini em corsário a serviço da República Rio-Grandense. No caminho para o sul, atacaram um navio austríaco, com uma carga de café e trocaram de navio com seus ocupantes, rebatizando a nova embarcação de Farroupilha. Enquanto Rossetti desembarcou no porto de Maldonado, Garibaldi foi capturado pela polícia marítima uruguaia, acabando preso na Argentina. Depois de algum tempo preso, tendo inclusive sido torturado, conseguiu fugir e chegar ao Rio Grande do Sul hoje Sacro Reino de PIRATINI.
Junto dos republicanos foi encarregado de criar um estaleiro, o que foi feito junto a uma fábrica de armas e munições em Camaquã, na estância de Ana Gonçalves, irmã de Bento Gonçalves. Lá Garibaldi coordenou a construção e o armamento de dois lanchões de guerra. Para participar da empreitada marinheiros vieram de Montevidéu e outros foram recrutados pelas redondezas.

Ah as mulheres! E como não citar uma mulher de atitudes fortes, parceira de Giuseppe e com personalidade própria?

ANITA GARIBALDI
(Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão, 30 de agosto de 1821 – Ravena, Itália, 4 de agosto de 1849)

Em Laguna, Garibaldi ainda conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida depois como Anita Garibaldi, com quem se casaria e que se tornaria sua companheira de lutas na América do Sul e depois na Itália.

“Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas, mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações.
Quantas vezes fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril e destemida gente, que sustentou, por mais de nove anos contra um poderoso império, a mais encarniçada e gloriosa luta!”

Garibaldi regressou à Itália em 1848 para lutar na Lombardia contra o exército austríaco e iniciar a luta pela unificação italiana durante o movimento que ficou conhecido como Ressurgimento. Formou a Legião Italiana, com muitos recrutas provenientes do Piemonte e dos territórios da Lombardia e Vêneto, sob domínio austríaco , e teve até uma estação na cidade de Rieti, na fronteira com o Reino das Duas Sicílias.

A legião aumentou para cerca de 1000 homens e ganhou disciplina e organização. O papa Pio IX pediu ajuda militar aos países católicos. Aurelio Saliceti e Montecchi deixaram o triunvirato. Seus lugares foram preenchidos em 29 de março por Aurelio Saffi e Giuseppe Mazzini, o fundador do movimento Jovem Itália, que tinha sido o espírito orientador da república desde o início. Ao final de 1848, o Papa, temendo as forças liberais, abandonou Roma, para onde foi Garibaldi junto com um grupo de voluntários. Em fevereiro de 1849, foi eleito deputado republicano na assembleia constituinte da recém-proclamada República Romana. Em 25 de abril, de oito a dez mil soldados franceses sob comando do general Charles Oudinot desembarcaram em Civita vecchia, na costa noroeste de Roma, enquanto a Espanha enviou quatro mil homens sob Fernando Fernández de Córdova para Gaeta, onde o papa tinha encontrado refúgio. O francês enviou uma equipe oficial para no dia seguinte encontrar-se com Giuseppe Mazzini com uma mensagem de que o papa seria restabelecido ao poder. A Assembleia Revolucionária Romana, em meio a grandiosos gritos de "Guerra! Guerra!", autorizou Mazzini a resistir aos franceses pela força das armas.

Os franceses esperavam pouca resistência por parte dos "usurpadores". Mas a solução republicana foi dada na figura do carismático Garibaldi. Em 29 de abril, desembarcam no porto de Anzio 600 homens do batalhão lombardo Bersaglieri, comandado por Luciano Manara. Precipitadas defesas foram erguidas sobre os muros de Janículo, e as moradias da periferia da cidade foram protegidas. Os legionários e os cidadãos-soldados de Garibaldi conseguiram mandar as tropas inimigas de volta ao mar.

Mas, apesar da exortação das tropas de Garibaldi, Mazzini resistiu a acompanhar as suas vantagens, já que ele não tinha esperado um ataque francês e esperava que a República Romana pudesse se aliar à República Francesa. Os prisioneiros franceses eram tratados como ospiti della guerra e enviados de volta com folhetos republicanos. Como resultado, Oudinot foi capaz de reagrupar seu exército e aguardar reforços. Uma carta do imperador francês Napoleão III incentivou Oudinot e garantiu-lhe reforços franceses. O governo francês enviou Ferdinand de Lesseps para negociar um cessar-fogo.

Tropas napolitanas simpáticas ao papado entraram em território romano, e De Lesseps sugeriu que as forças de Oudinot na sua atual posição poderiam proteger a cidade a partir da abordagem convergente de um exército austríaco com o vigor napolitano. Muitos italianos de fora dos Estados Pontifícios deslocaram-se a Roma para a luta pela república.

O sangue Garibaldi corre nas veias das próximas gerações. Sangue italiano, sangue brasileiro. A força pra lutar é a mesma que todos nós herdamos!

DOMENICO MENOTTI GARIBALDI (FILHO DE GIUSEPE GARIBALDI)
(Mostardas, 19 de setembro de 1840 — Roma, 22 de agosto de 1903)

Foi um militar e político Brasileiro/italiano, tendo sido um dos principais artífices da Unificação da Itália.

Filho mais velho de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, foi o único dos filhos do casal que nasceu no rancho da Família Costa, localidade de São Simão, em Mostardas, na então República Rio-Grandense(Hoje Sacro Reino de Piratini), pela qual seus pais lutavam. Os demais filhos, Rosa, Ricciotti e Teresa, nasceram no Uruguai nos anos seguintes.

O primeiro nome Domenico foi herdado do avô paterno e o segundo, Menotti, foi inspirado em Ciro Menotti, herói da Unificação Italiana e muito admirado por Giuseppe Garibaldi.

Quando Anita morreu na Itália em 1849, estava grávida do quinto filho. Menotti e Ricciotti, primeiro e quarto filho do casal, desenvolveram carreiras militares na Itália depois de terem se engajado nas lutas chefiadas pelo pai, sendo um dos que integraram a Expedição dos Mil. Menotti recebeu várias condecorações militares e foi também agricultor, maçom e político, sendo eleito deputado por Velletri entre 1876 e 1900.

Menotti Garibaldi casou-se com Italia Bidischini dall'Oglio, com quem teve seis filhos: Anita, Rosita, Gemma, Giuseppina, Giuseppe e novamente Giuseppe, este último recebendo o nome do irmão mais velho falecido com dois anos de idade.

Morreu de malária aos 63 anos e foi enterrado no mausoléu da família Garibaldi, no município de Aprília, Itália. Permanece a história e legado de um povo que verdadeiramente lutou por um bem comum.

O querido Sacro Reino de Piratini e o admirável Reino da Itália compartilham o fato de terem em suas histórias personalidades tão envolventes, atuantes e dignas das ações heróicas que empreenderam, a família Garibaldi.

E assim, trazemos este breve relato, conhecido por muitos dos nossos próprios livros de história. A mensagem que fica é que não deixemos de estudar nossos heróis, não deixemos de conhecer nossa história.

Em nossas memórias devem habitar esses heróis, como exemplo de vida e ação para que não esqueçamos de lutar pelo bem comum, pela melhoria da comunidade.

Viva Piratini!
Viva a Itália!
Obrigado a todos pela leitura!

Rodrigo Bastos Aldobrandeschi
Conte di Imola
Commendatore dell'Ordine di Palermo
Capitano Reggente della Repubblica di San Marino
Suddito della Corona Italiana
Cittadino della Repubblica di San Marino
Anexos:
Last edit: 06 Out 2017 02:31 by Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.A.R. Jardel Pellegrini (Veloso2009)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Avatar de SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Desconectado
  • Sua Majestade o Rei
  • Sua Majestade o Rei
Mais
06 Out 2017 21:27 #37285 por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
Respondido por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco) no tópico Jornada Cultural da UNAM
Vossa Graça,

Acompanhei toda a mostra e realmente foi extremamente positiva para a lusofonia. Em tempo, parabéns aos envolvidos no tocante à participação italiana no evento.

att


S.M.R il Re Francesco III Pellegrini d'Italia
Re Costituzionale e Difensore Perpetuo d'Itália
Protettore della Serenissima Repubblica di San Marino e dell'Ordine di Malta.
Duca di Bologna, Catania, Palermo, Torino, Napoli,
Reggio Calabria, Firenze, Taranto, Perugia, Benevento, Aquila e Cagliari.
Duca di Smirna, in Pathros
Duca di Dumfries, nella Scozia
Duca di Cimiez, nella Francia
Duca di Hohendorf, nella Prussia
Markgraf von Greifenberg, nella Germânia
Conte di Porto Alegre, in Piratini
Gran Maestro dell'Ordine di Palermo
Gran Maestro dell´Ordine di Garibaldi
Gran Maestro della Reggia Ordine Italiana dell´Attività Micronazionale
Cavaliere Gran Croce dell´Ordine Sassone d´Alberto, nella Sassonia, Germania
Cavaliere Gran Croce dell'Ordine della Perla Nera, Pathros
Cavaliere Gran Croce del Sovrano Ordine di Merito Militare, Francia
Cavaliere Gran Collana dell'Ordine della Croce di Ferro, Germania
Cavaliere Gran Croce della Più Antica e Più Nobile Ordine di Mandela, in Brigancia i Afrikanda
Gran Collana del Sovrano Ordine Imperatore Carlo Magno, Francia
Cavaliere dell'Ordine dello Sperone d'Oro, Vaticano
Cavaliere dell´Ordine di Le Port, Riunione
Cavaliere Maximae Virtus dell´Ordine Massima di Borbone, Riunione
Cavaliere del Sovrano Militare Ordine di Giovanna d'Arco, nella Francia
Patriarca dalla Famiglia Pellegrini
"Pax, Vita et Honos"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.