×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
07 Dez 2012 01:40 #17184 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA
Não que eu seja contra o sistema democrático, mas este texto faz pensar.

A Democracia Política Conduz à Ineficiência e Fraqueza de Direcção

"A Democracia Política Conduz à Ineficiência e Fraqueza de DirecçãoOs defeitos da democracia política como sistema de governo são tão óbvios, e têm sido tantas vezes catalogados, que não preciso mais do que resumi-los aqui. A democracia política foi criticada porque conduz à ineficiência e fraqueza de direcção, porque permite aos homens menos desejáveis obter o poder, porque fomenta a corrupção. A ineficiência e fraqueza da democracia política tornam-se mais aparentes nos momentos de crise, quando é preciso tomar e cumprir decisões rapidamente. Averiguar e registar os desejos de muitos milhões de eleitores em poucas horas é uma impossibilidade física. Segue-se, portanto, que, numa crise, uma de duas coisas tem de acontecer: ou os governantes decidem apresentar o facto consumado da sua decisão aos eleitores - em cujo caso todo o princípio da democracia política terá sido tratado com o desprezo que em circunstâncias críticas ela merece; ou então o povo é consultado e perde-se tempo, frequentemente, com consequências fatais. Durante a guerra todos os beligerantes adoptaram o primeiro caminho. A democracia política foi em toda a parte temporariamente abolida. Um sistema de governo que necessita de ser abolido todas as vezes que surge um perigo, dificilmente se pode descrever como um sistema perfeito."

Aldous Huxley, in "Sobre a Democracia e Outros Estudos"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
17 Jan 2013 01:02 #17680 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA
Começando a crer que a maior causa de mortes no mundo é a burocracia.



Quando eu era criança, percebia que os adultos tinham uma vida mais fluída. A palavra estresse nem era utilizada naqueles meados da década de 80 até o início da década de 90. Não os via atordoados correndo pra lá e pra cá e parecia que tinham tempo pra tudo.

De lá pra cá, o próprio crescimento da sociedade promoveu o inchaço da burocracia.

No trânsito surgiram as multas excessivas, passamos a pagar para estacionar nossos carros e pasmem, temos que pagar para transitar nas auto-estradas através da cobrança de pedágio. Sem contar os congestionamentos diários que nos tomam tempo e parte preciosa da vida diurna e também o fato de que o excesso de veículos fez com que os departamentos de trânsito se obrigassem a mudar os trajetos das ruas para mão única de modo a tornar o trânsito fluido e com isso, hoje levamos muito mais tempo para chegarmos onde queremos, do que há vinte anos atrás.

Damos muito mais voltas e sentimos que não saímos do lugar.

Viver em sociedade está ficando impraticável.

E no setor imobiliário? Eu mesmo não sei como corretor de imóveis vive, tamanha a burocracia envolvida nos trâmites para as negociações acontecerem, o que aumenta drasticamente as possibilidades de elas NÃO acontecerem. Particularmente, acredito que os corretores de imóveis são vencedores, porque têm que ter paciência triplicada: com os proprietários, com os clientes, e com a burocracia do setor.

***

Sempre que para conseguir um documento, precisamos antes de correr atrás de outro documento que valida aqueloutro, gera-se o que chamamos de estresse. Porque quando você foi primeiramente solicitar o primeiro documento, além de enfrentar filas ou aguardar senhas, teve que dirigir cautelosamente torcendo pra não ganhar nenhuma multa com esses radares escondidos, torcer para encontrar uma vaga de estacionamento próxima ao ponto onde você quer ir, e ainda pagar aquele realzinho pro parquímetro. Então lá dentro você é informado que para conseguir o documento que precisa, terá antes de ir a outra instituição conseguir outro documento. Então lá vai você novamente enfrentar o trânsito até a outra instituição, cuidando com as multas, torcendo pra conseguir estacionar, liberando mais aquele outro realzinho pro parquímetro, esperar outra fila, aguardar outra senha. E assim por diante repetindo esse ciclo esquemático para conseguir se manter de pé.

Some esse ciclo perturbador e estressante ao longo de uma vida e conclua que pra cada documento que você precisa correr atrás na sua vida, estará reduzindo em um dia o período estimado de sua vida, devido ao estresse gerado.

Sim, eu sei que isso aqui é uma enorme viagem do ronaud, mas penso mesmo que não estou tão longe da realidade assim.


E agora, José?

Atualização: Além desses atrasos de vida citados acima, lembrei por esses dias de outro – porque é algo que também vive me atrasando a vida. É esse novo padrão de tomadas elétricas que o Brasil adotou recentemente. Erga a mão quem já não se atrapalhou ao tentar ligar um aparelho do padrão antigo nessas novas tomadas. E então teve que partir pra gambiarra, pondo água abaixo toda a boa intenção de garantir mais segurança aos consumidores brasileiros, ou teve que ir até a lojinha de materiais elétricos mais próxima e comprar algum adaptador para conseguir continuar utilizando os aparelhos antigos.

Enfim, este é mais um exemplo de muitas pequenas complicaçõezinhas que vão surgindo nesses tempos atuais as quais, somadas, contribuem para engessar nossa vida.

Autor: Ronaud Pereira

(Gostei deste texto, por isso, resolvi publicar ele aqui no fórum. Não podemos esquecer que as vezes a burrocracia, também, insiste em nos visitar aqui no mundico.)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
10 Jan 2014 02:22 #22054 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA
“O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe,
da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante
e o pior de todo os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e
lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

Bertolt Brecht
[/b]

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
10 Jan 2014 22:12 #22071 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA
OPRESSÃO, REPRESSÃO, DEPRESSÃO

O homem e a mulher nascem e se constituem sócio-culturalmente para a realização de um e de outro. Na relação humana estão presentes, a realização e a frustração. No plano da realização acontece a trajetória da felicidade e do contentamento humano. No plano da frustração são as perspectivas não alcançadas e desejadas enquanto projeto e meta de vida, a serem atingidos. Realização e frustração são duas possibilidades da existência do ser humano, enquanto estradeiro deste mundo. A felicidade é um direito. Uma pessoa feliz não constitui nenhum problema de ordem política, mas muitas pessoas infelizes constituem um problema político e social muito sério. A felicidade não é algo natural. A felicidade é um processo e deve ser conquistada e amparada num projeto de vida. Sendo assim, a felicidade é histórica e vai acontecendo em atos e circunstâncias. Por isso, há momentos de felicidade e momentos de não-felicidade. Daí decorrem as notas negativas que muitas vezes afetam a pessoa humana: a opressão, a repressão e a depressão.

Prof. José André da Costa - Filosofia Passo Fundo - RS - Brasil.

(Sábias palavras de meu antigo professor de Introdução à Filosofia)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 Jan 2014 23:52 #22072 por Líryan Umbria (liryan)
Respondido por Líryan Umbria (liryan) no tópico REFLEXÃO, POESIA E MÚSICA
Opiniões pessoais sobre felicidade à parte, muito bom! Aliás, tenho que passar mais por aqui, este é um grande projeto, meus parabéns, Duque de Treviso!

Realizamos nossos projetos, vamos tocando, tentando nos manter ativos com o pouco tempo que sempre temos! Afinal, tempo não é um recurso renovável. E nós temos pouco dele em quaisquer circunstâncias. Neste pouco tempo que temos, para tocar nossos projetos, precisamos também nos lembrar dos projetos de nossos amigos! Que sempre são muito bacanas!

:D

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: nei.bionaz (nei.bionaz)SA Neimar Bionaz (neibionaz)