×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

5ª DOMENICA QUARESIMA

  • Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
  • Avatar de Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
02 Abr 2017 16:44 - 02 Abr 2017 16:46 #35249 por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
5ª DOMENICA QUARESIMA foi criado por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)

V DOMENICA QUARESIMA
Cor Litúrgica: Roxo

RITO INICIAL
CÂNTICO INICIAL
Senhor, eis aqui o teu povo



SAUDAÇÃO
- Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém.
- Irmãos e irmãs, que o Pai vos acolha como filhos e filhas muito amados, na graça e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL
- Com muita humildade, peçamos a misericórdia do Senhor, para que, resgatados em seu amor, reconstruamos nossa vida. (Silêncio)
- Senhor, que nos mandastes perdoar-nos mutuamente antes de nos aproximar de vosso altar, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
- Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós.
- Cristo, tende piedade de nós.
- Senhor, que confiates à vossa igreja o ministério da reconciliação, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
- Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
- Amém.

ORAÇÃO
- Senhor nosso Deus, dai-nos por Vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
- Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
É impossível ficar indiferente diante da Palavra do Senhor. Ela nos chama para a vida e , se a rejeitamos, caminhamos para a morte. Somente em Cristo, cada ser humano encontrará a vida.

PRIMEIRA LEITURA
Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 37, 12-14)

Assim fala o Senhor Deus: "Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor.
Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço - oráculo do Senhor".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 129)
No Senhor, toda graça e redenção!
Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,
escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos
ao clamor da minha prece!
No Senhor, toda graça e redenção!
Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?
Mas em vós se encontra o perdão,
eu vos temo e em vós espero.
No Senhor, toda graça e redenção!
No Senhor ponho a minha esperança,
espero em sua palavra.
A minh'alma espera no Senhor,
mais que o vigia pela aurora.
No Senhor, toda graça e redenção!
Espere Israel pelo Senhor,
mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça
e copiosa redenção
No Senhor, toda graça e redenção!
Ele vem libertar a Israel
de toda a sua culpa
No Senhor, toda graça e redenção!

SEGUNDA LEITURA
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8, 8-11)

Irmãos: Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.
Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça.
E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
- Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.
- Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.
- Eu sou a ressurreição, eu sou a vida. Quem crê em mim não morrerá eternamente.

ANÚNCIO DO EVANGELHO (Jo 11,3-7. 17.20-27. 33b-45
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele que amas está doente".
Ouvindo isto, Jesus disse: "Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela".
Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. Então, disse aos discípulos: "Vamos de novo à Judeia".
Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, Ele te concederá".
Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará".
Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia".
Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?"
Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu crio firmemente que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".
Jesus ficou profundamente comovido e perguntou: "Onde o colocastes?".
Responderam: "Vem ver, Senhor". E Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vede como ele o amava!"
Alguns deles, porém, diziam: "Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?"
De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. Disse Jesus: "Tirai a pedra!"
Marta, a irmã do morto, interveio: "Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias".
Jesus lhe respondeu: "Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?"
Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: "Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste".
Tenho dito isso, exclamou com voz forte: "Lázaro, vem para fora!"
O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: "Desatai-o e deixai-o caminhar!"
Então, muitos dos judeus tinham ido à casa de Maria e viriam o que Jesus fizera, creram nele.
- Palavra da Salvação
-Glória a vós, Senhor!
- Pelas palavras do Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.

HOMILIA
Hoje, neste domingo da Quaresma, estamos acompanhando a ressurreição de Lázaro. É Jesus quem chega à casa de Lázaro, Marta e Maria, Seus amigos de Betânia, e fica muito entristecido com a morte do Seu amigo Lázaro.

Não podemos negar que a morte causa tristeza em nós, causa uma dor profunda no nosso coração; afinal de contas, não nascemos para a morte, mas para a vida.

A morte, por mais fé que tenhamos, provoca uma inquietação no nosso coração, provoca dor e tristeza, mexe profundamente conosco. Tratando-se de entes queridos, pessoas tão queridas para nós, sabemos quantas marcas temos no coração por todas as vezes que tivemos que lidar com a morte de pessoas amigas e queridas.

Não temos nem cabeça para pensar na nossa própria morte, por mais que saibamos que é a realidade mais certa da vida, mas é uma realidade que não gostamos de encarar, ainda que saibamos que, no tempo certo, precisaremos encará-la.

O que Jesus faz hoje? Primeiro, uma grande catequese sobre o sentido da vida, mas não só a vida terrena como também a vida eterna, uma grande catequese que nos ensina que a morte não tem a palavra final.

A palavra eterna sobre a morte é a vida em Jesus, Ele é Senhor sobre a morte. Ele é o Senhor da morte e não o Senhor que dá a morte, é o Senhor que vence a morte, que está acima dela, porque, Ele é a ressurreição. “Eu sou a ressurreição e a vida!”. Por isso, todo aquele que crê e acredita n’Ele não está na morte.

O que Ele faz, hoje, ao ressuscitar Lázaro, é uma demonstração, uma antecipação, uma forma de nos explicar aquilo que acontecerá conosco de forma mais plena.

Jesus diz a Lázaro: “Lázaro, vem para fora!”. Lázaro veio para fora, voltou para a vida, mas ele vai morrer novamente, porque ainda não ressuscitou glorioso, ele voltou à vida.

Como alguém volta à vida? Acontece quando uma pessoa está internada, em coma, praticamente morta, e nós vemos tantos milagres acontecendo! Hoje, estamos testemunhando um grande milagre: o milagre de Lázaro ressuscitando.

Lázaro morre, mas hoje ressuscita ou ressurge, porque a ressurreição definitiva é a de Cristo, que logo iremos contemplar. Tudo isso é para nós uma catequese da vida, catequese da ressurreição, uma grande lição para nós e para o nosso coração, de que a morte não tem a palavra final na nossa vida e nosso coração.

Não deixe a morte ter a última palavra na sua vida, não deixe a morte trazer sentimentos de tristeza, de dúvida e inquietação, nem perturbar a sua fé. Que a nossa fé esteja viva no Cristo vivo e ressuscitado, porque Ele traz vida plena em nós, porque Ele é a ressurreição e a vida!

Deus abençoe você!

PROFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.


PRECE DOS FIÉIS
- Senhor Deus, inspirai-nos o mesmo amor com que vosso Filho nos amou e foi fiel a vós. Ouvi a nós, vosso povo, que agora humildemente vos clamamos dizendo:
Confirmai-nos, Senhor, na verdade de Cristo!
CONDUZI vossa Igreja e nossas Comunidades sob a luz de vosso Santo Espírito, para que sejam mensageiras da vida, da paz e da justiça, nós vos pedimos.
Confirmai-nos, Senhor, na verdade de Cristo!
LIBERTAI-NOS de nossas acomodações e isolamentos, para que sejamos mais fervorosos na prática do bem e da caridade, nós vos pedimos.
Confirmai-nos, Senhor, na verdade de Cristo!
AJUDAI-NOS a arrancar de nós mesmos e de nossas vidas, hábitos e costumes que não nos deixam viver em comunhão e nos fecham à plenitude da vida pascal, nós vos pedimos.
Confirmai-nos, Senhor, na verdade de Cristo!
Fortalecei nossa fé e nossas decisões em favor da vida, da justiça, da solidariedade fraterna entre nós e entre os povos e nações, nós vos pedimos.
Confirmai-nos, Senhor, na verdade de Cristo!
- Ó pai de bondade e amor infinitos, na imensidão de vosso coração divino, acolhei nossos pedidos e fazei-nos crescer em vossa vida, na fraternidade. Por Cristo, nosso Senhor.
- Amém.
RITO DE CONCLUSÃO

- Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
- Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

BENÇÃO FINAL

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós
- Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.
- Amém!
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- Amém!
- O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celevrar a vitória da Páscoa.
- Amém!
-Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho e Espírito Santo.
- Amém!
-Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
- Graças a Deus.

S.G. Miguel Aldobrandeschi
Marchese di Monreale
Comune di Treviso - Provincia di Treviso - Regione Veneto
Soggetto della Corona Italiana
Pace e Speranza
Last edit: 02 Abr 2017 16:46 by Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Visitante
  • Visitante
03 Abr 2017 23:54 #35270 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico 5ª DOMENICA QUARESIMA
Mons. Miguel, parabéns pela celebração, principalmente pela reflexão.

Att

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.