×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Opressores, falsamente generosos!

  • S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)
  • Avatar de S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
13 Ago 2020 23:29 #43368 por S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)
Opressores, falsamente generosos! foi criado por S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

A violênçia dos opressores que os faz também desumanizados, não instaura uma outra vocação-a do ser menos.Como distorção do ser mais, o ser menos levam os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos.E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar a sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos.E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos-libertar-se a si e aos opressores.Estes, que oprimem, exploram e violentam, em razão do seu poder, não podem ter, roeste poder, a força da libertação dos oprimidos nem de si mesmos.Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar a ambos.Por isto é que o poder dos opressores, quando se pretende amenizar ante a debilidade dos oprimidos, não apenas quase sempre se expressa pela falsa generosidade , como jamais ultrapassa.Os opressores , falsamente generosos , têm necessidade, para que a sua "generosidade" continue tendo oportunidade de realizar-se, da permanência da injustiça.A "ordem" social injusta é a fonte geradora , permanente , desta "generosidade"que se nutre na morte, no desalento e da miséria.
Talvez dês esmolas.Mas , de onde as tiras , senão de tuas rapinas cruéis, do sofrimento, das lagrimas, dos suspiros?Se o pobre soubesse de onde vem o teu óbulo, ele o recusaria porque teria impressão de morder a carne de seus irmãos e de sugar o sangue de seu próximo.Ele ti diria estas palavras corajosas: não sacies a minha sede com as lágrimas de meus irmãos.Não dês ao pobre o pão endurecido com os soluços de meus companheiros de miséria.Devolve a teu semelhante aquilo que reclamaste e eu te serei muito grato De que vale consolar um pobre, se tu fazes outros cem?


Autor:Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido



S. G. Fabricius Mouton Bionaz
Conde de Vittorio Vêneto
Grão-Cavaleiro da Ordem de Atividade Micronacional
Cavaleiro da Honorável Ordem da Estrela de Alberto
Cavaleiro da Ordem de Atividade Micronacional
Cavaleiro da Ordem Suprema de Cristo
Filho do Principe de Treviso
Senador do 25ª mandato
Comandante della Guardia Italiana
Presidente do ICVB
Prefeito da Comuna de Rabat
Capitano da Guardia Reale
Suddito della Corona Italiana
Anexos:

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.