×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

A Republica do Brasil, um golpe!!!

  • S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)
  • Avatar de S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
15 Nov 2021 12:43 #46179 por S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)
A Republica do Brasil, um golpe!!! foi criado por S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)
Regno d'Italia
Provincia di Roma
Comune di Roma
Potere Esecutivo
Comando della Guardia Reale






Roma, 15 de novembro de 2020








O Golpe Republicano de 15 de Novembro nas Palavras da Princesa Isabel
"Que vai ser de nossa pátria meu Deus ! (...) Que Deus nos proteja e dê juízo a tantos doidos que correm à sua perda e a do pais ! As saudades que levo são imensas . Fui tão feliz ! Era demais para este mundo." Escreveu a Princesa Isabel do Brasil a uma de suas amigas mais íntimas no navio que a levava para o Exílio em 1889.
Após ver o pai destronado Dona Isabel escreveu em seu diário os acontecimentos do fatídico dia 15 de Novembro:
"Eram 10 da manhã do dia 15 de Novembro de 1889 (começa o escrito) - quando á casa chegaram o visconde da Penha e o barão de Invinheima, declarando-nos que diziam parte do Exercito insurgido, e na Lapa achar-se um batalhão ao qual se tinham reunido os estudantes da Escola Militar armados.
As noticias que chegavam eram tais que a nós pareciam exageradas. Pouco depois vieram noticias de que tudo estava apaziguado, nada mais havia a receia, mas todo o Exercito coligado havia imposto, e alcançado, a retirada do ministério Ouro Preto. Gaston exclamou: a Monarquia está acabada no Brasil!
Também nos informaram que o Deodoro tinha a seu lado o Bocayuva e o Benjamin Constant e que declarára um Governo Provisório. O Dr. Rebouças chegou á casa e veio tambem da parte do Taunay com o plano de papai se conservasse em Petropolis, e aí estabelecesse o novo governo se fôsse necessario.
Para a princesa porém, passára o desejo da resistencia com a descida do Imperador de Petrópolis. No mesmo papel notou o motivo pelo qual Dom Pedro II desceu de Petrópolis: "Opinião de Papai e nossas: Se soubesse exatamente como as cousas se achavam, teria ficado em Petropolis de onde depois ter-me-ia internado mais e mais se fôsse necessario. - Papai diz, provavelmente para não aumentar a culpa, que pensou com sua presença tudo serenar, e portanto não duvidára em descer para o fóco, onde estaria mais perto dos acontecimentos e mais depréssa apaziguar os ânimos.
Isabel culpa a imprudência do Ministério Ouro Preto pelo Golpe liderado por Deodoro da Fonseca: "Com outras medidas se teria evitado o mal? Não sei. Gastou tambem foi de opinião de conservarmo-nos em Petropolis, mas não teve meio de comunicar com Papai, e quanto a mim, que sempre vejo tudo pelo melhor, estava longe de pensar que sucederia o que sucedeu, e portanto atuou muito no meu espirito a idéa de não fazermos um papel que mais tarde tornasse menos fácil nossa posição, podendo-se-nos acusar de pusilanimidade.
Como o Ministerio, e especialmente os ministros da Guerra, da Marinha e da Justiça, e o Presidente do Conselho por estes, não sabiam nada ? Imprudencia ! e mais imprudencia ! descuido ou o que?! Uma vez que a força armada toda estava ao lado dos insurgentes, todos nós, nem ninguem poderia fazer senão o que fizemos". O diário prossegue : "Apareceu neste dia alguma guarda e um piquete que ainda veiu por-se ás ordens do Papai."
O Barão de Jaceguay comentou: "a Princesa Imperial, ao passar pela mesa de Sevres, em que assinou, no dia 13 de Maio de 1888, ás 2 horas da tarde, o decreto da abolição. exclamou: "Se nos expulsam, a mim e a minha familia, pelo que assinei ali, repostas as cousas como dantes, hoje eu tornaria a escrever o meu nome sem vacilação". Fonte: Documentos & autógrafos brasileiros: na coleção Pedro Corrêa 1997/ Princesa Isabel. A Redentora. Por Pedro Calmon
Mediante essas palavras, essa Republica Brasileira, já começou errada, com um golpe e hoje somos reflexos dessa traição a Pátria. A nossa família Real ameaçada de morte pelos ditos republicanos, teve que fugir e exila-se.



S. G. Fabricius Mouton Bionaz
Conde de Vittorio Vêneto
Grão-Cavaleiro da Ordem de Atividade Micronacional
Cavaleiro da Honorável Ordem da Estrela de Alberto
Cavaleiro da Ordem de Atividade Micronacional
Cavaleiro da Ordem Suprema de Cristo
Filho do Principe de Treviso
Senador do 25ª mandato
Comandante della Guardia Italiana
Presidente do ICVB
Prefeito da Comuna de Rabat
Capitano da Guardia Reale
Suddito della Corona Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.