×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM - SAN MARINO

  • Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
  • Avatar de Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
21 Jan 2018 22:46 #37789 por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
CELEBRAÇÃO DO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM - SAN MARINO foi criado por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
3º DOMINGO DO TEMPO COMUM
21 de janeiro de 2018
Cor litúrgica: Verde




(P = Presidente; A = Assembleia)


RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA

SAUDAÇÃO INICIAL
P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A.: Amém.
P.: A paz esteja convosco.
A.: Ele está no meio de nós.

ATO PENITENCIAL
P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (silêncio) Confessemos os nossos pecados:

A.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

P.: Deus Todo-Poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
A.: Amém.

GLÓRIA

A.: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai Todo-Poderoso:/ nós vos louvamos,/ nós vos bendizemos,/ nós vos adoramos,/ nós vos glorificamos,/ nós vos damos graças por vossa imensa glória./ Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,/ Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai./ Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós./ Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica./ Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós./ Só vós sois o Santo,/ só vós, o Senhor,/ Só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA: Jonas 3,1-5.10
Leitura da Profecia de Jonas
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos:
«Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive
e apregoa nela a mensagem que Eu te direi».
Jonas levantou-se e foi a Nínive,
conforme a palavra do Senhor.
Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus;
levava três dias a atravessar.
Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia
e começou a pregar nestes termos:
«Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída».
Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus,
proclamaram um jejum
e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno.
Quando Deus viu as suas obras
e como se convertiam do seu mau caminho,
desistiu do castigo com que os ameaçara
e não o executou.
- Palavra do Senhor.
A.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL: Sl 24 (25)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

- Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.

- Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.

- O Senhor é bom e reto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

SEGUNDA LEITURA: 1 Coríntios 7, 29-31
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
O que tenho a dizer-vos, irmãos,
é que o tempo é breve.
Doravante,
os que têm esposas procedam como se as não tivessem;
os que choram, como se não chorassem;
os que andam alegres, como se não andassem;
os que compram, como se não possuíssem;
os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem.
De fato, o cenário deste mundo é passageiro.
- Palavra do Senhor.
A.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



EVANGELHO
P.: O Senhor esteja convosco.
A.: Ele está no meio de nós.
P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
A.: Glória a Vós, Senhor.
Depois de João ter sido preso,
Jesus partiu para a Galileia
e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Caminhando junto ao mar da Galileia,
viu Simão e seu irmão André,
que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes Jesus:
«Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens».
Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.
Um pouco mais adiante,
viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João,
que estavam no barco a consertar as redes;
e chamou-os.
Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados
e seguiram Jesus.
- Palavra da Salvação.
A.: Glória a Vós, Senhor.

Homilia

“Convertei-vos e acreditai na Boa Nova” – eis a palavra que hoje ouvimos, o convite que nos é eito.
Um convite pede uma resposta: ou se aceita, ou se recusa.
Mas só será razoável tomar uma destas atitudes, depois de termos compreendido para que somos convidados.
E, refletindo um pouco sobre a razão de ser do pedido que o Senhor nos faz, é bem possível que a cada um de nós tenha já surgido a dúvida: – Que necessidade tenho de me converter? Eu, que acredito num Deus que me criou e me ama, eu que participo na celebração do Domingo e cumpro os mandamentos – ainda precisarei de me converter?
Foi precisamente esta, a grande dificuldade sentida pelo povo de Israel, há dois mil anos: ele, que, ao contrário dos povos seus vizinhos, adorava o Deus único, que o Senhor escolhera para com ele fazer alianças, não foi capaz de reconhecer o seu pecado, e de sentir a necessidade da conversão de que Jesus falava. Por isso, muitos israelitas O rejeitaram, ou O deixaram passar ao largo das suas vidas, rejeitando ao mesmo tempo a salvação que lhes era oferecida.
Não deixemos irmãos que o mesmo suceda connosco. O Senhor vem, hoje de novo, convidar cada um a entrar no Seu Reino. A condição, a porta de entrada, é uma conversão sincera.
Conversão que significa primeiro, tomar consciência do pecado que, com mais ou menos abundância, existe no coração de cada um; tentar descobri-lo, corajosamente, afastando os disfarces, as desculpas habituais; aceitar-se cada um de nós como é, pecador necessitado do perdão de Deus.
Mas também conversão que leva – depois de dado este primeiro passo – a uma transformação interior que há-de tornar-se possível, no dia a dia, na mudança das nossas atitudes, na nossa relação com Deus e com os outros, enfim, numa profunda mudança de vida.
Meus irmãos, a conversão que o Senhor nos pede hoje é uma conversão para a fé em Jesus Cristo. “Acreditai na Boa Nova”, ouvimos logo de início deste trecho do Evangelho de São Marcos. Por isso a conversão é também a escolha de Jesus e do Seu Reino; uma escolha que não é possível, se não nos dispusermos a segui-l’O nos seus caminhos, a iver, pensar e amar, como Ele viveu, pensou e amou.

CREIO

A.: Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.


RITOS FINAIS


PAI NOSSO
P.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos pela paz no micromundo e ousamos dizer:

BENÇÃO
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
A.: Amém.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
A.: Graças a Deus.


Willian Milet Aldobrandeschi
Visconte di Motta San Giovanni
Senatore della 23ª Legislatura
Governatore di La Maddalena
Cardinale Arcivescovo di Treviso
Monsignore della Chiesa Cattolica
Direttore Generale di SAMCOM - Repubblica di San Marino
Gran Cancelliere della Pontificia Accademia Italiana di Musica Sacra - Marco Frísina
Suddito della Corona Italiana
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos), SA Neimar Bionaz (neibionaz)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.