×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - MEMÓRIA DE SÃO JOÃO BOSCO

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
01 Fev 2018 00:50 #37875 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - MEMÓRIA DE SÃO JOÃO BOSCO foi criado por SA Neimar Bionaz (neibionaz)



CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
Quarta-feira da IV Semana do Tempo Comum
Memória de São João Bosco

Visita Pastoral do Arcebispo Metropolitano de Treviso
31 de janeiro de 2018





RITOS INICIAIS



PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Arc.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Arc.: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
As.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Arc.: Estimados irmãos em Cristo, para mim é uma grande alegria celebrar com vocês nesta belíssima igreja dedicada a São Marino. Agradeço a acolhida de todos, especialmente do Capitão Regente, Vossa Graça Rodrigo e do mui estimado amigo Pe. Willian, que nos próximos dias lhe será imposto o barrete de monsenhor. Agradeço pela acolhida e pelo trabalho que vem desenvolvendo aqui entre o povo de Deus Sanmarinense.

ATO PENITENCIAL
Arc.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.



Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: Ó Deus, que suscitastes são João Bosco para educar e pai dos adolescentes, fazei que, inflamados da mesma caridade, procuremos a salvação de nossos irmãos, colocando-nos inteiramente ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA



I LEITURA (2Sm 24,2.9-17)
Leitura do Segundo Livro de Samuel. - Naqueles dias, disse o rei Davi a Joab e aos chefes de seu exército que estavam com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabéia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”. Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: “Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”. Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!” E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabéia. Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!” – Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (Sl 31)
— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!
— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!
— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!
— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.
— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!
— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.
— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

ACLAMAÇÃO



EVANGELHO (Mc 6,1-6)
Pe. Willian.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Pe. Willian.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Pe. Willian.: Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. - Palavra da Salvação.
As.: Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

Irmãos e irmãs, a paz esteja com vocês! A paz que vem de Jesus Cristo nosso Salvador, que alivia nossos fardos inunde, encha nossa vida de esperança e vontade por trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.

Jesus não foi acolhido entre os Seus parentes, aqueles que eram mais próximos d’Ele. Quando Jesus não foi acolhido? O Evangelho mostra que, no sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga e muitos que O escutavam, ficaram admirados com a sabedoria, com aquilo que saia d’Ele. Muitos que escutavam Jesus podiam, de fato, serem transformados pela graça, entretanto, muitos, inclusive Seus parentes, pararam nas objeções da razão, pararam nos questionamentos humanos, não se deixaram conduzir pela graça e, por essa razão, não experimentaram a graça de Deus; a presença d’Ele; não experimentaram aquilo que Ele veio trazer.

Os parentes de Jesus ficaram escandalizados, porque olharam para Ele apenas de forma humana, não viram ou não se abriram para enxergar o sobrenatural que estava n’Ele.

Muitas vezes, não experimentamos a graça de Deus em nós, porque estamos olhando o Reino de Deus apenas pela ótica humana e natural. Fica tudo tão natural para nós: “Eu conheço o padre. Eu conheço aquela pessoa da igreja”, e começamos a olhar as coisas apenas de forma humana. Começamos a criticar, a ver os defeitos, os problemas; não enxergamos a graça e ela não chega até nós. Não é porque a graça não está, é porque não estamos olhando as coisas na ótica do sobrenatural, e assim, as conversas, as objeções que fazemos são sempre de ordem humana.

Somos humanos, mas, a nossa humanidade é transformada, tocada, agraciada pela presença divina de Deus no meio de nós. Se não olhamos o Reino de Deus, com olhar do sobrenatural, da graça, não somos agraciados.

O Reino de Deus está aqui, Jesus está entre nós, mas, se não nos abrimos para enxergar o sobrenatural que vem do Reino, não somos tocados, não somos convertidos e nem absorvemos a graça. Por esse motivo Jesus não pôde fazer muitos milagres, não pôde implantar o Reino de Deus em muitos lugares, e nem na Sua própria terra, mas não porque Ele não quis, e sim porque as pessoas se fecharam, pararam apenas no humano, no natural. O Reino de Deus leva-nos para a graça sobrenatural.

Para nossa reflexão vou falar um pouco sobre Dom Bosco, São João Bosco.

João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo.

Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto. À seu tempo tudo compreenderás". Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário de Chieri, daquela diocese. Inteligente e dedicado, João trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841.

Em meio à revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desistiu de ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua Obra e vida. Neste mesmo ano, criou o Oratório dedicado a São Francisco de Sales, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a Obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o cooperador salesiano.

Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos.

Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.

Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de "Sistema Preventivo de Formação". Não esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez".

Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado "modelo por excelência" para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas" e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima.



RITOS FINAIS



PAI NOSSO
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO
Arc.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Arc.: Impulsionados pelo Espírito Santo, levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.