×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

II Domingo do tempo comum - Basílica de San Marino

  • Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
  • Avatar de Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
20 Jan 2019 19:09 #39690 por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
II Domingo do tempo comum - Basílica de San Marino foi criado por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)



CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
II DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cor litúrgica: Verde
20 de janeiro de 2019






RITOS INICIAIS



PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Mons.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Mons.: A paz esteja convosco.
As.: O amor de Cristo nos uniu.

ATO PENITENCIAL
Mons.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
As.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Mons.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.



GLÓRIA



ORAÇÃO
Mons.: OREMOS: Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA



I LEITURA (IS 62,1-5)
Leitura do Livro de Isaías: Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem-Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus. Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (Sl 95 (96))
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!
- Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!
- Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!
- Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” pois os povos ele julga com justiça.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!

II LEITURA (1Cor 12, 4-11)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos: Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. A um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria. A outro, a palavra da ciência segundo o mesmo Espírito. A outro, a fé no mesmo Espírito. A outro, o dom de curas no mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, profecia. A outro, discernimento de espíritos. A outro, falar línguas estranhas. A outro, interpretação de línguas. Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO (2Ts 2,14)

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Senhor Deus nos chamou, por meio do evangelho, a fim de alcançarmos a glória de Cristo.

EVANGELHO (Jo 2, 1-11)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Diác.: Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.Palavra da Salvação.
As.: Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

Irmãos e irmãs, a paz esteja com vocês!

A graça do Evangelho de hoje é contemplarmos a manifestação pública de Jesus em uma festa de casamento.

O casamento é uma festa, mas não é aquela festa para os convidados, apenas porque têm bebidas ou servem comida. O casamento é uma alegria, é o lugar da bênção, por isso ele merece ser celebrado e festejado. Jesus é o primeiro a querer celebrar e festejar os matrimônios, a união do homem com a mulher, porque é, ali, que nasce e brota a família, é daquela união conjugal que nascerão os filhos. O homem e a mulher que vivem uma preparação sadia e madura, e decidem, de forma muito equilibrada, assumir a graça do sacramento do matrimônio merecem ser aplaudidos e reconhecidos.

É verdade que nem tudo é festa na vida a dois. Assim como nessa festa de casamento veio a faltar o vinho, muitas vezes, no matrimônio falta a paciência, a misericórdia, o jeito de lidar com os limites e com os erros uns dos outros; assim, o casamento que começou com uma festa acaba em fracasso.

Jesus quer estar presente no seu casamento, e se você O deixar fazer-se presente todos os dias, Ele há de conduzi-lo até quando lhe faltar a humildade, a paciência, quando lhe faltar a força, muitas vezes, física e psicológica para lidar [com os problemas]. Jesus quer se fazer presente, e a maneira de Ele se fazer presente é junto com Sua Mãe.

Maria é Mãe, é a Mulher atenta, que está conectada com as dificuldades. Maria é aquela que percebeu que não havia mais vinho. Ela apresenta, de fato, o que já não se tem mais em uma vida familiar. E a receita é uma só: “Fazei o que Ele (Jesus) vos disser”.

Muitos casamentos se desencaminharam ou estão se desencaminhando, porque os casais já não fazem mais o que diz Jesus. Às vezes, a mulher escuta, mas o marido não escuta mais, os filhos já não escutam mais. Precisamos escutar Jesus! Não basta Ele estar em nossa casa, porque Ele pode estar e ser ignorado. A bênção d’Ele está, pois os noivos a receberam no dia do casamento; a presença d’Ele está lá, mas nós O estamos ouvindo? Estamos deixando Ele falar? Estamos fazendo tudo o que Ele nos diz? Nenhum casamento, nenhuma família que faz tudo o que diz Jesus se perde.

A sintonia de uma vida conjugal precisa acontecer, todos os dias, na presença de Jesus. Depois de um tempo, um casal acha que isso é bitolamento e exagero, mas, lá na frente, vai perceber que falta fez quando deixou de ouvir Jesus em muitas situações da vida conjugal.


PROFISSÃO DE FÉ




RITOS FINAIS



PAI NOSSO
Mons.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO
Mons.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diác.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Willian Milet Aldobrandeschi
Visconte di Motta San Giovanni
Senatore della 23ª Legislatura
Governatore di La Maddalena
Cardinale Arcivescovo di Treviso
Monsignore della Chiesa Cattolica
Direttore Generale di SAMCOM - Repubblica di San Marino
Gran Cancelliere della Pontificia Accademia Italiana di Musica Sacra - Marco Frísina
Suddito della Corona Italiana
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos), DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.