×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO V DOMINGO DA QUARESMA

  • Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)
  • Avatar de Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Iniciante II
  • Iniciante II
Mais
20 Mar 2021 13:45 #44851 por Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)
CELEBRAÇÃO DO V DOMINGO DA QUARESMA foi criado por Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo)

5º Domingo da Quaresma
(ANO B )
COR LITÚRGICA: ROXO




I – RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA




SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Padre Danilo Bionaz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Padre Danilo Bionaz:A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.


ATO PENITENCIAL

Padre Danilo Bionaz: O Senhor que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai e imploremos cantando.



Padre Danilo Bionaz: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.



ORAÇÃO DO DIA
Padre Danilo Bionaz: OREMOS Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.
As.: Amém.

II – LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA(Jr 31,31-34)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
33“Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, — diz o Senhor: — imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL 50


— Criai em mim um coração que seja puro.
— Criai em mim um coração que seja puro!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado,/ e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Ensinarei vosso caminho aos pecadores,/ e para vós se voltarão os transviados.


SEGUNDA LEITURA (Hb 5,7-9)


Leitura da Carta aos Hebreus:

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus.

8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO



EVANGELHO (Jo 12,20-33)


Padre Danilo Bionaz:— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Padre Danilo Bionaz:— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.


Padre Danilo Bionaz:— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Na liturgia do 5º Domingo da Quaresma ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.
Na primeira leitura, Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.
A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que Se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projectos.
O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l'O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.


PROFISSÃO DE FÉ

Padre Danilo Bionaz: Professemos juntos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na vida eterna. Amém.


III – RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR – PAI NOSSO

Padre Danilo Bionaz: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:


BENÇÃO FINAL

Padre Danilo Bionaz: O senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.
Padre Danilo Bionaz: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Padre Danilo Bionaz:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


PADRE DANILO GOMES BIONAZ


COLABORADOR NA PARÓQUIA DE SAN MARINO DIÁCONO
PADRE NA ARQUIDIOCESE DE TREVISO
SÚDITO DA COROA ITALIANA
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.