×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

II DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
20 Jan 2020 00:33 #41461 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)
II DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO foi criado por SA Neimar Bionaz (neibionaz)

II DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO


RITO INIZIALE


CANTO D'INGRESSO



SAUDAZIONE DEL PRESIDENTE DELLA CELEBRAZIONE
Arc.: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
As.: Amen.
Arc.: La pace sia com tutti voi.
As.: E con il tuo spirito.

ATO PENITENZIALE
Arc.: Reconheçamos os nossos pecados e invoquemos o perdão e misericórdia de Deus nosso Pai.



Arc.: Dio onnipotente abbia misericordia di noi, perdoni i nostri peccati e ci conduca alla vita eterna.
As.: Amen.

GLORIA



ORAZIONE
Arc.: Preghiamo (silenzio, orazione personale): Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Per il nostro Signore Gesù Cristo, tuo Figlio, che è Dio, e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo, per tutti i secoli dei secoli.
As.: Amen.

LITURGIA DELLA PAROLA

PRIMA LETTURA (Is 62,1-5)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. E agora diz-me o Senhor — ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo — que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. - Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE (Sal 39/40)
— Eu disse: Eis que venho, Senhor,/ com prazer faço a vossa vontade!
— Esperando, esperei no Senhor,/ e inclinando-se, ouviu meu clamor./ Canto novo ele pôs em meus lábios,/ um poema em louvor ao Senhor.
— Sacrifício e oblação não quisestes,/ mas abristes, Senhor, meus ouvidos;/ não pedistes ofertas nem vítimas,/ holocaustos por nossos pecados.
— E então eu vos disse: “Eis que venho!”/ Sobre mim está escrito no livro:/ “Com prazer faço a vossa vontade,/ guardo em meu coração vossa lei!”
— Boas-novas de vossa justiça/ anunciei numa grande assembleia;/ vós sabeis: não fechei os meus lábios!

SECONDA LETTURA (1Cor 1,1-3)
Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
- Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

CANTO AL VANGELO



VANGELO (Jo 1,29-34)
Diac.: Il Signore sia con voi.
[/b]As.: E con il tuo Spirito.[/b]
Diac.: Dal Vangelo secondo + Dal Vangelo secondo Giovanni.
As.: Gloria a te, o Signore.
Diac.: Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” - Parola del Signore.
As. Lode a te, o Cristo.

OMELIA
Cari fratelli e sorelli,

Deus tem um Plano de vida plena para os homens e, ao longo da História, escolhe e envia pessoas, para a realização desse Plano. Após o Batismo, em que o céu confirmou a missão de Jesus, João Batista aponta que o CORDEIRO DE DEUS já está presente no meio do Povo.

Na 1ª Leitura, Isaías (profeta anônimo) aponta a Vocação de Israel (Is 49,3,5-6). A PRIMEIRA LEITURA fala da vocação do Servo do Senhor (em continuidade com a leitura do domingo passado).Um misterioso “Servo de Deus” é escolhido por Deus, desde o seio materno, com a missão de dar testemunho da Salvação de Deus a todas as nações: “Vou fazer de ti a LUZ DAS NAÇÕES para que a minha Salvação chegue até aos confins da terra ...” Esse “Servo” é identificado com Israel. Desde então povo aguardava a realização da grande esperança: retorno do povo à terra prometida. A salvação é para todos. Pelas características universais de sua missão, pela predileção de Deus por ele e pelo cumprimento da obra, esse Servo é identificado pelos cristãos como prefiguração de Jesus.

A VOCAÇÃO é sempre um Mistério... Sua origem é Deus, que escolhe, chama e envia... O “vocacionado” é sempre uma Testemunha e um Sinal vivo de Deus, dos seus valores e dos seus projetos diante dos homens... A Vocação é alimentada por Deus e, muitas vezes, Deus se serve de nossa fragilidade para atuar no mundo.

Na 2ª leitura, Paulo lembra sua vocação a Apóstolo e a vocação de todos à Santidade, comprometidos com os valores do Reino (1Cor 1,1-3). Apresentando-se como “apóstolo de Jesus Cristo” (v. 1), Paulo confirma sua vocação de escolhido por Deus e enviado para levar o evangelho, fonte de salvação, até os confins da terra (servo do Senhor). O termo “apóstolo” significa exatamente “enviado”; com isso, ele quer dizer que a mensagem não é sua, mas de Deus. Ao afirmar que os cristãos são “chamados a ser santos” (v. 2), Paulo quer dizer que há uma vocação primeira e essencial, destinada a todos os batizados: a santidade. Essa vocação à santidade consiste em assimilar os valores do evangelho, independentemente do exercício de um ministério ou função específica na comunidade. Não são os cargos que são importantes, mas o amor com que fazemos, desempenhamos tais funções na comunidade.

Outro elemento que não pode passar despercebido nessa leitura é o conceito de Igreja exposto por Paulo ao chamar os cristãos à unidade, um dos mais belos de todo o Novo Testamento: a Igreja é “todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 2); invocar, aqui, não significa apenas pronunciar o nome ou chamar, mas aderir pela fé, sentindo-se convocado a participar da assembleia, cuja adesão é outorgada pelo Espírito Santo por meio do batismo. Esse conceito exprime também a universalidade da salvação. É em Jesus Cristo, por meio da Igreja, assembleia de todas as pessoas chamadas à santidade, que a salvação chega até os confins da terra.

No EVANGELHO, João Batista aponta Jesus aos discípulos, como o "Cordeiro de Deus" (Jo 1,29-34). O Evangelho retoma o episódio do Batismo, no qual aparecem duas afirmações sobre QUEM É JESUS:

1. Jesus é “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Cordeiro: Essa expressão lembra duas imagens:
- O misterioso personagem de que nos fala Isaías (servo sofredor), que irá ao matadouro como um cordeiro silencioso... Ele assume os pecados do seu povo e realiza a expiação.
- O Cordeiro Pascal imolado no Egito: O seu sangue, com que ungiram os portais das casas, foi sinal de libertação, de proteção divina e de certeza de salvação...
Pecado (no singular), para João, é a atitude de rejeição a Jesus:
- Hoje se fala muito de libertação da guerra, da opressão, da fome, do analfabetismo, da doença, da poluição, do desemprego...
- Não se fala da libertação do pecado, que é a fonte dos demais pecados.
Mundo designa a humanidade que resiste à Salvação.

2. Jesus é o “Filho de Deus”, que possui a plenitude do Espírito Santo e que batiza no Espírito.
“Eu vi e dei o testemunho...” O caminho espiritual, percorrido por João Batista, para chegar à descoberta de Jesus como Cordeiro de Deus, é o mesmo que todos os cristãos devem percorrer. Ele começa dizendo por 2 vezes que “não conhecia Jesus”. Este é o ponto de partida do caminho espiritual de todos nós: No começo, não conhecemos o Mestre. Em seguida, algum amigo nos fala dele. Reconhecemos que é uma pessoa extraordinária.

Mais adiante, Deus ilumina o Batista com alguns sinais especiais. Ele abre os olhos por completo e reconhece em Jesus o Filho de Deus: “Eu vi e dei o testemunho de que este é o Filho de Deus”.
Quando descobrimos Jesus como Luz e Salvador do mundo, sentimos a necessidade de comunicar aos outros a nossa alegria. O Batista fala daquilo que viu, os cristãos também deveriam falar somente daquilo que viram e experimentaram.

Deus continua precisando de outros Batistas: Há muito tempo, os homens estão à procura de Cristo. E se ainda não o encontraram, talvez seja porque está faltando para eles um João Batista que lhes indique. E o Batista do tempo de hoje devo ser eu, devemos ser todos nós.

Todos nós devemos ser testemunhas do evangelho, preparar o encontro dos homens com Cristo. Em todos nós se esconde um precursor, um João Batista. Em todos nós se esconde um apóstolo, um Paulo. É preciso acordá-los!

Todos nós devemos indicar ao irmão o Cristo que se aproxima. Indicar o Cristo, e depois desaparecer... discretamente.

Como João Batista: não sou eu o protagonista desta história. Ele virá depois de mim. Eu sou apenas uma voz, sou apenas o dedo dele... Depois é preciso que eu desapareça, para que Ele possa aparecer. Preparar o encontro do homem com Cristo e depois morrer... Então, a nossa passagem neste mundo não terá sido em vão.

Esta é a missão de todo cristão: preparar o caminho do Senhor e o encontro do homem com Deus, levantar a mão e proclamar bem alto: “Eis aquele que o teu coração está procurando, eis aquele que veio para te amar e te salvar!”

Como Escritura inspirada e performativa, esses textos não visam apenas contar ou descrever exemplos de vocação e missão, mas também devem ajudar-nos a encontrar e assumir nossa vocação e missão neste mundo, a fim de podermos dizer como o salmista: “Eis que venho, Senhor; com prazer, faço vossa vontade!” (Sl 39,8).



RITO DI CONCLUZIONE

PADRE NOSTRO
Arc.: Obbedienti alla parola del Salvatore e formati al suo divino insegnamento, osiamo dire:



BENEDIZIONE FINALE
Arc.: Sia benedetto il nome del Signore.
As.: Ora e sempre.
Arc.: Il nostro aiuto è nel nome del Signore.
As.: Egli ha fatto cielo e terra.
Arc.: Vi benedica Dio onnipotente, Padre + e Figlio + e Spirito + Santo.
As.: Amen.
Diac.: La Celebrazione è finita: andate in pace.
As.: Rendiamo grazie a Dio.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
20 Jan 2020 01:03 #41462 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico II DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO
Reverendíssimo Pai, como foi maravilhoso participar desta celebração e meditar o que nos apresentou em sua homilia. Realmente Deus nos chama e continua a precisar de outros Batistas para o anúncio do Evangelho.
Deus nos conserve sempre na graça.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)