×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

ORDENAÇÃO DIACONAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos c. e Sousa Mello

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
28 Jan 2020 02:43 #41504 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)


Irmãos e irmãs, celebramos hoje a Ordenação Diaconal do seminarista Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello, cidadão do Reino Unido de Portugal e Algarves. Sejam todos bem-vindos à Basílica Menor São Pedro, Catedral Metropolitana de Treviso.
SOLENE LITURIGIA DE ORDENAÇÃO DIACONAL


RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO
Arc.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Arc.: A paz esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Arc.: Caríssimos irmãos, é sempre uma grande alegria acolhê-los, para celebrarmos nossa fé. O motivo que nos faz celebrar é a Ordenação Diaconal do seminarista Matheus, proveniente de RUPA. Sejam todos bem-vindos! Agradeço pela presença da delegação portuguesa, juntamente com Sua Majestade Dom Mario, nosso amigo de longa data.

ATO PENITENCIAL
Arc.: No início desta Santa Celebração, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs:



Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

GLÓRIA



ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: Ó Deus, que ensinaste aos ministros da vossa Igreja servirem e não serem servidos, concedei a estes vossos servo, que hoje vos dignais escolher para o serviço diaconal, solicitude em sua tarefa, mansidão no trabalho e constância na oração. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amem.
LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LETTURA (Is 61,1-2a.10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías: - Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. - Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (117)





ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



EVANGELHO (Lc 4,16-21)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. – Palavra da Salvação.
As. Glória a Vós, Senhor.
RITO DE ORDENAÇÃO



APRESENTAÇÃO E ELEIÇÃO
O bispo assentado na sua cátedra diz:
Aproximem-se aquele que será ordenado diácono, seminarista Matheus.

Ordenando:
Eis-me aqui!

Mons. Rogério
Reverendíssimo Pai, a santa Mãe Igreja pede que, ordeneis este nosso irmão Matheus, para o ministério diaconal.

O Bispo interroga-o dizendo:
Vós que pedes tal ordenação, sabes se ele é digno?

Mons. Rogério
Segundo o testemunho do povo cristão, de seus amigos e conhecidos e dos membros desta Arquidiocese de Treviso, atesto e dou plena confiança que o seminarista Matheus é digno deste ministério.

O bispo acatando tal pedido pronuncia a aceitação e a oração:
Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem dos Diáconos a exemplo daqueles que em tal ministério deram fundamental e digno exemplo na Santa Igreja e no mundo.

Todos:
Amém.

HOMILIA

Quero inicialmente cumprimentar todos os presbíteros aqui presentes, os diáconos permanentes, religiosos e religiosas, os pais parentes e amigos do seminarista Matheus, Sua Majestade Mario e a delegação portuguesa, Sua Majestade Francesco, e o povo de Deus no Patriarcado de Lisboa.

É na alegria que celebramos esta ordenação diaconal. Matheus, você sera ordenado diácono para o serviço de amor a liturgia e ao povo de Deus no Patriarcado de Lisboa.

A primeira leitura e o Evangelho apontam para a missão do cristão, que é a mesma do Mestre, que guiado pelo Espírito do Senhor se faz servidor de todos. Esta também é tua missão, Matheus!

Servir e amar é a herança de Jesus, seu modo de ser, que os apóstolos transmitem à comunidade de forma concreta. Herança que deve ressoar hoje com mais força ainda em nossa Igreja. É daqui que tiramos a inspiração para idealizar o Vicariato da Caridade Social em nossa Igreja Particular.

Os apóstolos testemunham que Jesus foi livre perante seu poder e perante os homens, mas nunca usou esta liberdade em proveito próprio. Viveu este poder como poder recebido do Pai para o serviço dos homens: “eu vim para servir”. Como é para nós bonito de dizer, e como é difícil de se praticar! Jesus mesmo vai advertir em outro momento, não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo: a Deus e ao dinheiro.

Jesus Cristo, Ele, que sendo Filho de Deus, se fez homem, e, sendo homem, se faz diácono (servidor). Este é um aspecto central do mistério de Jesus Cristo. O Senhor de todos se faz nosso diácono, servidor e escravo que trabalha para nos revelar o amor de Deus.

A grandeza do ministério diaconal que vais receber, Igor, consiste na missão de fazer presente o diácono, o servidor, o Servo Jesus Cristo, no tempo da Igreja que peregrina neste mundo. Fazer presente o diácono Jesus, quer dizer, representar e fazer real na Igreja o mandamento do amor, porque amar é servir. Servir é a atitude de estar sempre perto dos que sofrem e assim transmitir os sinais do amor de Deus.

O diácono dá testemunho de um amor misericordioso, leva as pessoas a acreditar que, inclusive no sofrimento, aprende-se a confiar no amor de Deus. Vocês serão sempre diáconos. Sabiamente o Cerimonial dos Bispos prescreve que ele se revista da dalmática por debaixo da casula. Isto sinaliza que nossa missão primeira, por debaixo de tudo o que vier depois, é o serviço. Jesus nos recomenda que aquele que dirige, faça-o como quem serve.

Porque os diáconos, encarnam o diácono Jesus, eles são encarregados de sinalizar na Igreja, a prática das obras de misericórdia, tanto corporais como espirituais. Por serem testemunhas da caridade são encarregados também de anunciar a Palavra, pois a caridade sem a verdade não é verdadeira caridade. Assim como os ministérios do amor difundem o Evangelho, do mesmo modo, no ministério da Palavra se traduz o amor de Jesus Cristo.

O trecho do Evangelho que foi proclamado revela o quanto a atitude de Jesus, de colocar-se a serviço, marcou a Igreja primitiva. Neste relato mostra-se que, na perspectiva do Reino de Deus, os valores comuns que o mundo valoriza tanto, são derrubados. É somente na negação da lógica mundana e na opção de servir e dedicar-se totalmente aos outros, que se pode falar de primeiro lugar na comunidade dos discípulos de Jesus. Em Jesus se cumpre a palavra do profeta.

Quem deseja ser o maior deve tornar-se o servo, o escravo (doulos). Escravo é um modo de indicar o martírio que é supremo testemunho de amor à imitação de Cristo. Jesus revela aqui que o caminho do serviço foi transformado por ele, no caminho da verdadeira libertação pessoal e social.

A libertação será comprovada na história redimida, por pessoas que não buscam o poder dominação, mas trilham o caminho da não-violência, do não levar vantagem em tudo, para se colocarem a serviço. O Reino de Deus não prevalecerá por causa de discursos e da força de argumentos, mas por causa do testemunho de amor, que é serviço.

A procura de honras e protagonismos interessados, a busca do dinheiro para manter uma vida burguesa, instalada numa área de conforto, rompe a comunhão da comunidade cristã. A busca pelo poder e a vaidade é tão grave que Jesus reúne os discípulos para fazer-lhes uma severa advertência. Jesus quer deixar clara a diferença entre os que o seguem, e os que seguem os ditames do mundo: o mundo do pecado. Entre seus seguidores tem de ser diferente, diferente das forças do anti-Reino.

A grandeza na perspectiva do Reino não se mede pelo poder que se tem, pelo posto que se ocupa, pelos títulos que se ostenta, pelos muitos direitos reivindicados, esquecendo-se dos deveres. Quem ambiciona estas coisas na Igreja de Jesus não se torna o maior, mas se torna insignificante, ridículo e motivo de escândalo. Torna-se um estorvo para promover o estilo de vida que ensinou o Crucificado, para promover o Reino de Deus. Falta-lhe a qualidade básica para ser seguidor de Jesus: servir.

Jesus adverte: “não pode ser assim”, “tem de ser diferente”, deve-se arrancar do meio de seus seguidores esta “doença” que é a busca do poder, com seu corolário de competição, inveja, ressentimentos. Jesus adverte sobre a nova ordem: quem quiser ser grande, faça-se servo, não busque seus próprios interesses. A vontade de quem se faz servo é servir e dar a vida. Por isso se torna o primeiro: é o maior.

O que pensar disto que Jesus ensina aos discípulos? Hoje, em nossa cultura, quase ninguém quer ser grande, a maioria não quer ser herói e nem santo. Basta conseguir uma boa qualidade de vida, ter êxito profissional e bem estar. Na nossa cultura o importante é sentir-se bem, cuidar de si mesmo, da saúde, gerir bem o stress e não complicar a vida; viver à vontade e ser um “vencedor”. Viver sem depender de ninguém é o que se almeja. Ao invés de servir o próximo, é-nos ensinado a servirmo-nos de todos, utilizando as pessoas para os próprios interesses. Quem não sabe servir não sabe obedecer, a não ser a sua própria vontade soberana.

Jesus nos propõe um outro modo de ser, para quem quer triunfar na vida. Temos de sair de nosso egoísmo, abrir os olhos, sermos sensíveis ao sofrimento das pessoas, saber amar e mostrar este amor colocando-nos a serviço.

A Igreja precisa de pessoas como você, que se apresenta dispostos a gastar a vida pelo projeto de Jesus. Não tenha medo, Ele estará contigo. Recorra sempre a Maria Santíssima, ela intercede e anima os seguidores de seu Filho, que se tornam filhos dela também! É com muita alegria que imponho minhas mãos. Venha para somar em nosso Clero. Em nome de Jesus te asseguro como vosso pai e pastor: se trilhar o caminho do amor-serviço você será feliz e fará muitos felizes. Amém.


COMPROMISSO DO ELEITO
Instantes de silêncio para meditar. O bispo prossegue pedindo que perante o povo o eleito ao diaconato manifeste publicamente seu desejo:
Filho caríssimo antes de serdes admitido à Ordem dos diáconos deveis manifestar diante do povo de Deus o propósito de receber este ministério. Portanto: quereis consagrar-vos ao serviço da Igreja pela imposição das minhas mãos, pelo dom do Espírito Santo que veio sobre os apóstolos no cenáculo á serviço da evangelização e na construção do reino celeste?

Ordenando:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis exercer o ministério de diácono, com humilde, caridade, para auxílio da Ordem Presbiteral em comunhão com o seu bispo e em obediência e lealdade ao Sucessor de São Pedro o Papa Francisco?

Ordenando:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis guardar o mistério da fé em consciência pura, como diz o Apóstolo, e proclamar esta fé, por palavras e obras, anunciando e difundindo a palavra de salvação?

Ordenando:
Sim, eu quero.

Bispo:
Estais preparado para abraçar o celibato, quereis como sinal do vosso coração consagrado a Cristo Senhor, mantendo vossos votos e assim se integrar a ordem diaconal?

Ordenando:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis perseverar e progredir na oração e realizar fielmente o Ofício Divino em favor da Igreja e pelo mundo inteiro?

Ordenando:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis imitar sempre em vossa vida o exemplo de Cristo, a cujo Corpo e Sangue servireis no altar e cuja palavra e salvação anunciará?

Ordenando:
Sim, eu quero, com a ajuda de Deus.

O Bispo conclui com a seguinte oração:
Cristo príncipe da paz e filho unigênito de Deus criador, principio e fim de todas as coisas fazei que tais aceitações proferidas vos sejam agradáveis. Por Cristo nosso Senhor.

Todos:
Amém.

O eleito se aproxima do bispo, ajoelha-se e põe as mãos juntas nas do bispo:
Matheus, promete lealdade e obediência ao teu legítimo pastor o Patriarca da Comunidade Eclesial Micronacional e ao Sucessor do Apóstolo São Pedro o papa Francisco?

Ordenando:
Sim, eu prometo.

Bispo:
Queira Deus consumar o bem que em ti começou, e que possas ser integrado na ordem do diaconato.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
O eleito se prostra em sinal de humildade e reconhecimento da vontade de Deus e implora ajuda de todos os santos através da Ladainha. O bispo fala as seguintes palavras e se inicia a ladainha:
Senhor Deus altíssimo concedei ao vosso filho Igor, pelo auxílio de vossos santos, perseverança na ordem do diaconato, e que possa servir o Vosso povo com humildade e caridade.

O bispo e demais concelebrantes se voltam para o altar.

Diácono:
Ajoelhai-vos:



Bispo:
Senhor nosso Deus, ouvi as nossas preces e acompanhai com a vossa graça o que por nosso ministério se vai realizar. Dignai-Vos abençoar e santificar este vosso servo ao qual a santa Igreja pede a ordenação diaconal e roga a Vós que derrame graças em abundância sobre ele neste novo ministério. Por Cristo nosso senhor.

Todos:
Amém.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
O eleito ao diaconato se ajoelha diante do bispo que impõe as mãos sobre a cabeça em silêncio.

Após a imposição das mãos, com o ordenado ainda de joelho, o bispo reza a oração:
Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, sois Vós que dais as graças, distribuís as ordens e organizais os ministérios. Deus imutável, nos vos pedimos que ajudeis este vosso servo a fim de que auxiliando e testemunhando a santa fé católica, seja constituído diácono pela efusão do Espírito Santo. Por Cristo nosso Senhor.

Todos:
Amém.

VESTIÇÃO DA ESTOLA E DA DALMÁTICA
O bispo entrega ao novo diácono a estola diaconal e a dalmática dizendo:
Filho caríssimo recebe a estola diaconal símbolo de tua missão como anunciante do Evangelho, e revista-se, pois também da dalmática sendo para ti símbolo do ministério e do Espírito Santo que hoje os constitui diácono da Santa Igreja.

ENTREGA DO EVANGELIÁRIO
O novo diácono de joelhos recebe o Evangeliário. O bispo diz:
Diácono Matheus, receba o Evangelho de Cristo, que tens missão de proclamar. Crê no que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas, assim exercendo o seu ministério diaconal.

O bispo continua com a seguinte oração:
O Deus de toda bondade venha sobre este vosso servo, que hoje o Espírito Santo ordenou diácono, que agora sendo integrado a tal grau da ordem seja por vós ó Pai assistido e acompanhado em abundantes graças e bênçãos. Por Cristo nosso Senhor.

Todos:
Amém.

ABRAÇO DA PAZ
O bispo acolhe o novo diácono com o abraço da paz:
A paz esteja contigo.

Diácono Matheus:
E Contigo também.


RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:
As.: Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

BENÇÃO
Arc.: O senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Arc.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diácono Matheus: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
28 Jan 2020 22:25 #41506 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico ORDENAÇÃO DIACONAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos c. e Sousa Mello
Foi uma honra participar deste momento e ver mais um Filho de nossa amada Igreja receber um grau da ordem. Caro Diácono Matheus, Deus o fortaleça em sua missão. Conte com minha amizade e oração.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
  • Avatar de Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
  • Desconectado
  • Iniciante
  • Iniciante
Mais
14 Fev 2020 03:14 #41540 por Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
Respondido por Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi) no tópico ORDENAÇÃO DIACONAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos c. e Sousa Mello
Amigo Rogério,

Dou-lhe meu fraternal abraço e meu mais regozijoso protesto de estima e consideração.

Que sejamos artifícios para a perpetuação da Santa Igreja e da profissão da verdadeira e única Fé Salvífica.

RECEBO A SANTA ORDENAÇÃO DIACONAL COM GÁUDIO!

A todos meus mais felicitosos abraços,
Cordial,


Dom Alfons-Filip CARDEAL von Hohenzollern
Rei da Bátavia
Príncipe na Alemão
Cardeal Arcebispo Primaz de Bruxelas

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)