×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Debates sobre oficialização de Gramática

  • Líryan Umbria (liryan)
  • Avatar de Líryan Umbria (liryan) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
08 Abr 2010 23:39 #5126 por Líryan Umbria (liryan)
Debates sobre oficialização de Gramática foi criado por Líryan Umbria (liryan)
Colegas Imortais.

Venho por este propor debatermos dois assuntos que considero de relevante importância cultural neste Reino e que competem, creio, a esta Academia.

- Oficialização de se manter no Reino, em caráter oficial, as regras gramaticais na Língua Portuguesa existentes antes da alteração das regras gramaticais. Ou seja, as Regras Antigas. Em função da inadequabilidade desta reformulação das regras gramaticais que tanto serviu, em termos práticos, apenas para confundir a escrita e o entendimento da mesma.

- Oficialização de se adotar na Araldica Real, nos motes, inscrições apenas nos idiomas Italiano ou Português. Sei que o Latim é clássico para estas inscrições, entretanto é uma língua distante de nossa realidade, e até além dela, no que competiria a cultura de idiomas deste Reino. Creio que termo motes em Italiano ou Português fortaleceria nossa cultura lingüística solidificando este aspecto e proporcionando maior e mais efetivo contato com estes idiomas.

Peço, gentilmente, que contribuam para com os debates sobre estes temas.

Namárië!

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Avatar de SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Desconectado
  • Sua Majestade o Rei
  • Sua Majestade o Rei
Mais
09 Abr 2010 00:59 #5131 por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
Respondido por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco) no tópico Debates sobre oficialização de Gramática
Caríssimo,

Sobre o motte, sou favorável a manutenção também do latim e a extinção do português. Enfim, acho que poderíamos, na heráldica, valorizar as culturas itálicas e cultura mor da península, a Latina, que desde Roma lhe deu a identidade. Não por acaso o Brasão Real tem seu motte em latim.

Os mottes em português poderiam, aí, dar lugar ao idioma italiano, reforçando nossa identidade.

Sobre o idioma, penso que poderíamos manter as duas formas da língua portuguesa, mas estimular o uso do idioma italiano no nome de todos os atos oficiais do Estado Italiano micronacional, bem como promover o uso de documentos biligues, aos que desejarem.

att


S.M.R il Re Francesco III Pellegrini d'Italia
Re Costituzionale e Difensore Perpetuo d'Itália
Protettore della Serenissima Repubblica di San Marino e dell'Ordine di Malta.
Duca di Bologna, Catania, Palermo, Torino, Napoli,
Reggio Calabria, Firenze, Taranto, Perugia, Benevento, Aquila e Cagliari.
Duca di Smirna, in Pathros
Duca di Dumfries, nella Scozia
Duca di Cimiez, nella Francia
Duca di Hohendorf, nella Prussia
Markgraf von Greifenberg, nella Germânia
Conte di Porto Alegre, in Piratini
Gran Maestro dell'Ordine di Palermo
Gran Maestro dell´Ordine di Garibaldi
Gran Maestro della Reggia Ordine Italiana dell´Attività Micronazionale
Cavaliere Gran Croce dell´Ordine Sassone d´Alberto, nella Sassonia, Germania
Cavaliere Gran Croce dell'Ordine della Perla Nera, Pathros
Cavaliere Gran Croce del Sovrano Ordine di Merito Militare, Francia
Cavaliere Gran Collana dell'Ordine della Croce di Ferro, Germania
Cavaliere Gran Croce della Più Antica e Più Nobile Ordine di Mandela, in Brigancia i Afrikanda
Gran Collana del Sovrano Ordine Imperatore Carlo Magno, Francia
Cavaliere dell'Ordine dello Sperone d'Oro, Vaticano
Cavaliere dell´Ordine di Le Port, Riunione
Cavaliere Maximae Virtus dell´Ordine Massima di Borbone, Riunione
Cavaliere del Sovrano Militare Ordine di Giovanna d'Arco, nella Francia
Patriarca dalla Famiglia Pellegrini
"Pax, Vita et Honos"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Líryan Umbria (liryan)
  • Avatar de Líryan Umbria (liryan) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
09 Abr 2010 02:20 #5139 por Líryan Umbria (liryan)
Respondido por Líryan Umbria (liryan) no tópico Debates sobre oficialização de Gramática
Bastante pertinente vossas observações, Majestade! Concordo que é há bastante de prudente em manter as duas gramáticas, apesar de ser categoricamente contra esta mudança que passou a existir na gramática da língua portuguesa. Mas é fato que com o tempo ela passará a existir mais ativamente em nosso meio, e claro, se tratará de uma regra aceitável e correta, academicamente, independente do que eu ache.

Sobre abolir o mote em português, adotando-o em latim e italino, sim, é de fato uma boa idéia. Contudo, infelizmente eu não domino nenhuma destas duas línguas no que terei que contar com a ajuda de quem souber esta línguas para traduzir.

De imediato posso reunir os motes em português para passamos para o italiano, mas, precisarei de ajuda! Posso até fazer a tradução nos tradutores virutais, e depois enviar aqui mesmo para análise, o que me dizem?

Namárië!

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Avatar de SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Desconectado
  • Sua Majestade o Rei
  • Sua Majestade o Rei
Mais
09 Abr 2010 02:41 #5140 por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
Respondido por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco) no tópico Debates sobre oficialização de Gramática
Pode contar com a ajuda da Coroa, no que se refere ao idioma italiano, Vossa Graça. Sobre o latim, a pessoa indicada seria a Condessa de Montegiordano, Leni Ribeiro, haja vista que ela é doutora macro na área. Porém a mesma encontra-se afastada igualmente por razões macro. Tentarei contatá-la para tal consultoria a Regia Araldica.

att


S.M.R il Re Francesco III Pellegrini d'Italia
Re Costituzionale e Difensore Perpetuo d'Itália
Protettore della Serenissima Repubblica di San Marino e dell'Ordine di Malta.
Duca di Bologna, Catania, Palermo, Torino, Napoli,
Reggio Calabria, Firenze, Taranto, Perugia, Benevento, Aquila e Cagliari.
Duca di Smirna, in Pathros
Duca di Dumfries, nella Scozia
Duca di Cimiez, nella Francia
Duca di Hohendorf, nella Prussia
Markgraf von Greifenberg, nella Germânia
Conte di Porto Alegre, in Piratini
Gran Maestro dell'Ordine di Palermo
Gran Maestro dell´Ordine di Garibaldi
Gran Maestro della Reggia Ordine Italiana dell´Attività Micronazionale
Cavaliere Gran Croce dell´Ordine Sassone d´Alberto, nella Sassonia, Germania
Cavaliere Gran Croce dell'Ordine della Perla Nera, Pathros
Cavaliere Gran Croce del Sovrano Ordine di Merito Militare, Francia
Cavaliere Gran Collana dell'Ordine della Croce di Ferro, Germania
Cavaliere Gran Croce della Più Antica e Più Nobile Ordine di Mandela, in Brigancia i Afrikanda
Gran Collana del Sovrano Ordine Imperatore Carlo Magno, Francia
Cavaliere dell'Ordine dello Sperone d'Oro, Vaticano
Cavaliere dell´Ordine di Le Port, Riunione
Cavaliere Maximae Virtus dell´Ordine Massima di Borbone, Riunione
Cavaliere del Sovrano Militare Ordine di Giovanna d'Arco, nella Francia
Patriarca dalla Famiglia Pellegrini
"Pax, Vita et Honos"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Visitante
  • Visitante
06 Fev 2013 00:08 #18050 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Debates sobre oficialização de Gramática
Olás,

Não sei a quantas parou esta discussão. Mas proponho que a retomemos. O que acham?

De minha parte, penso o seguinte:

1. Quanto ao idioma e à grafia: usar as duas grafias da língua portuguesa, como observou Sua Majestade. Invariavelmente a nova grafia, sendo oficial no macro, vai passar a ser incorporada no cotidiano. E especialmente no que se refere à novos súditos - e penso nos mais jovens - eles já serão educados de acordo com a nova grafia. Seria um problema dizer a essas pessoas que a forma como elas escrevem é errada, quando não é. Por outro lado, também não sou favorável à mudança, então, a grafia antiga poderia continuar sendo válida.

2. Ao mesmo tempo, o idioma italiano também pode ser considerado oficial, mas sem a obrigação de que todos o saibam. Documentos oficiais bilíngues podem ser incentivados, o que enriqueceria em muito a apresentação dos mesmos; mas sim bilíngues, e não só em italiano.
Os títulos dos corpos legais poderiam ser uniformizados em italiano, todos. Acho que isso seria interessante.

3. Sobre os motes: também concordo que sejam em latim ou italiano; e que os em português sejam banidos - os que estão assim, que sejam traduzidos. Posso ajudar nas traduções, se necessário. Poderíamos até mesmo prever que aqueles que não dominam nenhum dos dois idiomas possam consultar a Academia com relação às traduções.
Acho ainda, que além do italiano, poderiam ser aceitos os demais idiomas itálicos e das ilhas: siciliano, sardo, e outros; já que estes idiomas também são falados na Itália. No caso, eu não sei nenhum deles e acho que ninguém aqui saiba. Então, quem quiser usá-los vai ter que conhecê-los. Mas que fique livre o seu uso para quem quiser.

Se todos estiverem de acordo, posso começar a escrever um código a este respeito. Depois eu posto aqui e vamos ajeitando os detalhes.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Líryan Umbria (liryan)