×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

XXX DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO

  • Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
  • Avatar de Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
24 Out 2016 02:19 #34265 por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
XXX DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO foi criado por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)

XXX DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO
Cor Litúrgica: Verde

RITO INICIAL

Quando l’assemblea si è radunata, il sacerdote con i ministri si reca all'altare, mentre si esegue il canto d'ingresso. Giunto all'altare, il sacerdote con i ministri fa la debita riverenza, bacia l'altare in segno di venerazione, poi con i ministri si reca alla sede.

CANTO D'INGRESSO (Eugênio Jorge)


SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Pr. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
As. AMÉM
Pr. O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus, e a constância de Cristo esteja convosco!
As. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

ATO PENITENCIAL

Pr. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova.
Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.

Guardar um momento de recolhimento

As. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmão e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim à Deus, nosso Senhor.



Pr. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna,

As. Amém
GLÓRIA



As. GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS.
SENHOR DEUS, REI DOS CÉUS, DEUS PAI TODO-PODEROSO:
NÓS VOS LOUVAMOS, NÓS VOS BENDIZEMOS, NÓS VOS ADORAMOS, NÓS VOS GLORIFICAMOS,
NÓS VOS DAMOS GRAÇAS POR VOSSA IMENSA GLÓRIA.
SENHOR JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNITO, SENHOR DEUS, CORDEIRO DE DEUS, FILHO DE DEUS PAI.
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, ACOLHEI A NOSSA SÚPLICA.
VÓS QUE ESTAIS À DIREITA DO PAI, TENDE PIEDADE DE NÓS.
SÓ VÓS SOIS O SANTO, SÓ VÓS, O SENHOR, SÓ VÓS, O ALTÍSSIMO, JESUS CRISTO,
COM O ESPÍRITO SANTO, NA GLÓRIA DE DEUS PAI.
AMÉM.


Pr. Oremos
(Na presença de Deus, os fiéis formulam seus pedidos em silêncio.)
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

As. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA

Leitura do Livro do Eclesiástico (35,15b-17.20-22a)

O Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.
Quem serve a Deus como Ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens.
A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, faça justiça aos justos e execute o julgamento.

Palavra do Senhor.
As. Graças à Deus

SALMO RESPONSORIAL (Sl 33)

O pobre clama a Deus e Ele escuta:
O Senhor liberta a vida dos Seus servos

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
Seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!
O pobre clama a Deus e Ele escuta:
O Senhor liberta a vida dos Seus servos

Mas Ele volta a Sua face contra os maus,
para da terra apagar sua lembrança.
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.
O pobre clama a Deus e Ele escuta:
O Senhor liberta a vida dos Seus servos

Do coração atribulado Ele está perto
e conforta os de espírito abatido.
Mas o Senhor liberta a vida dos Seus servos,
e castigado não será quem nEle espera.
O pobre clama a Deus e Ele escuta:
O Senhor liberta a vida dos Seus servos


SEGUNDA LEITURA

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,6-8.16-18)

Caríssimo: Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.
Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.
Mas o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças; Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.
O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A Ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO




ANÚNCIO DO EVANGELHO (Lc 18,9-14)
Pr. O Senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.
Pr PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
As. Glória a Vós, Senhor
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'.
O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'
Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado

Palavra da Salvação.
As. Glória a Vós, Senhor

HOMILIA
A verdade, meus irmãos, é que confiamos muito em nós, confiamos na nossa justiça, e naquilo que fazemos, nos nossos dons e talentos. É como dizem por aí: "Eu me garanto!"

Quem de nós se garante? Quem de nós pode dizer que dá conta disso e daquilo? Quem de nós pode dizer que estará vivo amanhã ou depois? Quem de nós, por mais que tenha vantagem, por mais que tenha isso ou aquilo, pode garantir que nessa vida conseguirá tudo?

Está aí uma terrível tentação: a soberba, a vaidade e a tentação de confiar nas próprias forças. Isso acontece, inclusive, no mundo espiritual, na nossa relação com Deus, na nossa maneira de orarmos e de demonstrarmos a nossa fé.

Muitas vezes, tornamo-nos pessoas soberbas e orgulhosas até na oração que fazemos. Sentimo-nos melhores, mais santos, mais virtuosos, mais amigos de Deus e mais próximos d'Ele. Sentimo-nos donos da Palavra de Deus. Por isso, Jesus de forma muito categórica, mostra-nos qual é o coração que agrada a Deus.

O fariseu e o publicano subiram ao templo para rezar. Veja: o fariseu logo mostra a sua postura soberba, se compara ao outro, dizendo: "Não, eu não faço como ele! Eu pratico a minha justiça, dou a minha esmola, faço o meu jejum, reconhecendo as minhas vaidades humanas!"

Tudo o que fazemos de bom, tudo o que realizamos em matéria de fé, não é para nos tornarmos melhores que os outros, vai nos lembrar Jesus que não fazemos mais do que nossa obrigação.

Do outro lado, está o publicano tido e reconhecido como pecador. Ele se aproxima de Deus com contrição, com humildade, humilhando-se por causa de seus pecados, reconhecendo a miséria de homem que é, confessando a Deus ser um grande pecador.

Qual dos dois saiu mais justificado? Aquele que se humilhou diante da presença de Deus! A verdade é que quem se humilha, será exaltado, mas quem se exalta é humilhado, porque não chega a lugar nenhum, principalmente no coração de Deus. Em outras palavras: nada mais é agradável a Deus do que a humildade de coração!

A soberba vai nos rodeando de um lado e de outro, tentando nos fazer autossuficientes, incapazes e melhores que as outras pessoas.

A primeira coisa: nunca se sinta melhor do que ninguém, nunca se coloque na postura de que você conseguiu isso mais do que alguém. O que você conseguiu hoje, pode ser que amanhã não tenha mais. O que você conta hoje como vantagem, amanhã poderá ser desvantagem. Aquilo que você admira hoje, as coisas que você tem, os seus talentos, você não sabe nem como estará amanhã.

Por isso, precisamos viver cada dia com simplicidade e humildade, louvando, agradecendo, reconhecendo e entregando tudo a Deus. Reconhecer os nossos pecados é o remédio e o segredo para caminharmos nas trilhas do Senhor, em direção aos céus!

Deus abençoe você!

PROFISSÃO DE FÉ

Pr. Creio em Deus Pai todo-poderoso,
As. Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.


PRECE DA COMUNIDADE

Pr. Peçamos ao Deus de todo bem que continue a inspirar nossos corações na prática do amor e da misericórdia. Por isso, digamos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!
Por toda a igreja, para que esteja sempre pronta ao serviço do amor, da misericórdia, da justiça e da paz, rezemos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!
Por nossas comunidades, para que através do testemunho e da ação missionária, empenhem-se por se tornarem cada vez mais verdadeiras escolas de amor fraterno, rezemos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!
Por aqueles que desempenham atividades missionárias através do amor aos doentes, aos perseguidos e aos esquecidos, para que seu exemplo estimule todos os seres humanos na vivência do amor ao próximo, rezemos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!
Por nós, para que o testemunho de nossa fé se concretize cada vez mais em gestos de amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados, rezemos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!
Por nossa oferta material em favor das Missões, para que seja expressão do que efetivamente acontece em nossos corações, rezemos:
As. Senhor, escutai a nossa prece!

Pr. Pai de Misericórdia, que nos chamais a ser sal da terra e luz do mundo, dai-nos manifestar, através do amor aos irmãos, a fé que professamos com nossos lábios. Por Cristo, nosso Senhor.
As. Amém!
RITO DE CONCLUSÃO

Pr. O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com confiança e a liberdade de filhos, digamos juntos:
As. Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

BENÇÃO FINAL

Pr. O Senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós
Pr. Ó Deus, olhai com bondade os fiéis que imploram a vossa misericórdia, para que, confiado em vosso amor de Pai, irradiem por toda parte a vossa caridade. Por Cristo, nosso Senhor.
As. Amém!
Pr. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As. Amém!
Pr. Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As. Graças a Deus.

S.G. Miguel Aldobrandeschi
Marchese di Monreale
Comune di Treviso - Provincia di Treviso - Regione Veneto
Soggetto della Corona Italiana
Pace e Speranza
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Julio Cesar Julio Cesar Januzzi Logos (Julio_Cesar)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.