×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

6ª DOMENICA DI PASQUA

  • Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
  • Avatar de Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
22 Mai 2017 13:47 #35630 por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
6ª DOMENICA DI PASQUA foi criado por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
VI DOMENICA DI PASQUA
Cor Litúrgica: Branco

RITO INICIAL
CÂNTICO INICIAL

Cristo venceu, Aleluia!

SAUDAÇÃO
- Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém.
- Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.
- Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL
- O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa)
- Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
- Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós.
- Cristo, tende piedade de nós.
- Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
- Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
- Amém

HINO DE LOUVOR
- Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus,
Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO
- Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
- Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Caros irmãos, o Senhor continua conosco na Igreja, na comunidade e na Eucaristia. Ouçamos atentamente a Palavra de hoje.

PRIMEIRA LEITURA
Leitura dos Atos dos Apóstolos. (At 8, 5-8.14-17)
Naqueles dias, 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados
também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade. 14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. 15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. 17Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (Sl 22/23)
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso! Dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras!" Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome! Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso.
O mar ele mudou em terra firme e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor; Ele domina para sempre com poder!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso.
Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou não rejeitou minha oração e meu clamor nem afastou longe de mim o seu amor!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso.

SEGUNDA LEITURA
Leitura da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 3,15-18)
Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. 16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o
vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal. 18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
- ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
-Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.
- ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

ANÚNCIO DO EVANGELHO (Jo 14, 15-21)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque
ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
- Palavra da Salvação.
- GLÓRIA A VÓS, SENHOR!

HOMILIA
Deus quer permanecer conosco, quer permanecer em nós. É desejo, é vontade e desígnio d’Ele fazer moradia no nosso meio. Talvez você pense que Deus queira fazer morada apenas na igreja e nos lugares santos. Mas o lugar santo, por excelência da morada de Deus, somos cada um de nós!

O lugar que Deus santificou, em primeiro lugar, foi a nossa vida, o batismo nos consagrou. Uma igreja, antes de ser construída, é colocada uma pedra fundamental e, depois de pronta, ela é consagrada, entregue para ser lugar da morada de Deus. Já somos assim pelo batismo, somos o lugar da morada de Deus e Ele deseja ardentemente permanecer em nós.

Como Deus permanece em nós? Como a Sua graça fica estável na nossa vida? Quando nós guardamos os Seus mandamentos. Primeiro, precisamos acolhê-los, e acolher significa abrir-se para escutar, para deixar que entre no coração, para que possamos ruminar, refletir e redimensionar a nossa vida a partir dos mandamentos do Senhor.

Sabe, meus irmãos e irmãs, o mundo têm muitos critérios para se viver, e cada um segue os critérios que vai aprender na vida. Alguns critérios são econômicos, outros sociais e assim vai. Que maravilha a sociedade que vivemos, mas há um critério por excelência que deve guiar a nossa vida: o critério evangélico, critério dos mandamentos de Jesus.

Quem é discípulo de Jesus não deixa de fora nem esquiva nenhum dos mandamentos do Senhor, é o nosso elo de comunhão com Deus. Alguém pode pensar assim: “Deus está comigo, porque eu oro!”. É verdade, a oração nos coloca em comunhão com Deus, mas o que nos deixa permanentes n’Ele é transformar a oração em vida, porque a vida em oração nos dá força para colocarmos em prática os mandamentos da Lei de Deus.

Não deixe de meditar a Palavra do Senhor, não deixe de mergulhar a vida. Conhecendo os mandamentos do Senhor é como num espelho refletir. Você não olha no espelho, vê a si mesmo e diz: “Olha, aqui não está bem. Aqui tem um pelo a mais”, vai no espelho e arranca? Vamos nos espelhar em Deus, deixar que Seu amor resplandeça em nós e nos dê a luz necessária para reconhecermos aquilo que precisamos modificar, retirar o que não está de acordo com a Lei do Senhor.

“Quem me ama guarda os meus mandamentos. Assim será amado pelo meu Pai, e eu O amarei e me manifestarei a Ele”. Jesus está se manifestando em nossa vida, em nossos corações, cada vez que colocamos em prática os mandamentos do amor divino.

Deus abençoe você!

PROFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.


ORAÇÃO DOS FIÉIS
- Irmãos e irmãs, roguemos a Cristo, nosso Senhor, que iluminou o mundo com
a glória da Sua ressurreição, e digamos: Cristo, nossa vida, ouvi-nos!
- CRISTO, NOSSA VIDA, OUVI-NOS!
Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todos os sacerdotes da Santa Igreja de Deus, para que, iluminados pelo Espírito Santo, anunciem a todas as nações o Evangelho da Verdade, da justiça e da fraternidade, rezemos ao Senhor.
- CRISTO, NOSSA VIDA, OUVI-NOS!
Por todos os cristãos que enfrentam dificuldades em viver e testemunhar sua fé, para que o Espírito Santo os ilumine e fortaleça no serviço do Evangelho, rezemos ao Senhor.
- CRISTO, NOSSA VIDA, OUVI-NOS!
Por todos nós aqui reunidos, para que o Paráclito, enviado pelo Pai e pelo Filho, nos fortaleça na vivência da misericórdia e no testemunho da Boa Nova da Salvação, rezemos ao Senhor.
- CRISTO, NOSSA VIDA, OUVI-NOS!
Pelos jovens do nosso país, para que tenham uma boa formação e possam enfrentar o futuro com esperança e fé em Deus, rezemos ao Senhor.
- CRISTO, NOSSA VIDA, OUVI-NOS!
-Deus de amor e nosso Pai, ouvi hoje a oração dos Vossos filhos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, e fazei que o dom do Vosso Espírito guarde em nós a memória sempre viva do que Ele disse e ensinou aos Seus discípulos. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
- AMÉM.
RITO DE CONCLUSÃO

- Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
- Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


BENÇÃO FINAL
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho e Espírito Santo.
- Amém!
- Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
- Graças a Deus.

S.G. Miguel Aldobrandeschi
Marchese di Monreale
Comune di Treviso - Provincia di Treviso - Regione Veneto
Soggetto della Corona Italiana
Pace e Speranza

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.